24 de junho de 2021
  • :
  • :

Fiéis participam da Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de Salvador

Fiéis participam da Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de Salvador

Em mais um ano, a Solenidade de Corpus Christi, dia 3 de junho, será celebrada na Arquidiocese de Salvador sem procissões e com limite no número de fiéis dentro dos templos, isto devido a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.

Na Catedral Basílica de Salvador, localizada no Terreiro de Jesus, a Santa Missa terá início às 8h30 e será presidida pelo bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, pois o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, está se recuperando da COVID-19.

Após a Comunhão, o Santíssimo Sacramento será exposto e o bispo celebrante conduzirá o ostensório até a porta da Catedral, de onde abençoará a cidade. Para atingir um número maior de fiéis, haverá transmissão, ao vivo, pelo canal youtube.com/ArquidiocesedeSalvador e pela Rede Excelsior de Comunicação (AM 840 e FM 106,1).

Orientações – Aos padres e diáconos da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, o bispo auxiliar Dom Dorival Souza Barreto Júnior, que também é referencial para a Liturgia, enviou o seguinte comunicado:

“Estimados irmãos padres e diáconos,

No próximo dia 03 de junho celebraremos a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – Corpus Christi. “Nesta Solenidade, propõe-se à piedade dos fiéis o culto de tão salutar Sacramento, para que celebrem as maravilhas de Deus nele significadas e realizadas mediante o mistério pascal, aprendam a participar do Sacrifício Eucarístico e a viver dele mais intensamente, venerem a presença de Cristo Senhor neste Sacramento, e por estes dons rendam a Deus as devidas ações de graças” (Cerimonial dos Bispos, n. 385).

Por causa da pandemia do novo coronavírus e de acordo com o último decreto do Governo Estadual, os eventos e as atividades que aglomerem pessoas continuam proibidos em todo o Estado da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que autorizados previamente. As celebrações estão autorizadas com 25% da capacidade de cada igreja.

A orientação da nossa Arquidiocese para o dia de Corpus Christi é de que aconteçam as Celebrações Eucarísticas nas paróquias, sendo observadas as orientações das autoridades sanitárias de cada município, com o distanciamento, o uso de máscaras e álcool em gel para a higienização das mãos. Na Catedral Basílica a celebração acontecerá às 8h30.

As procissões não são aconselhadas para o momento. Caso o Santíssimo Sacramento seja levado em um carro, é bom ter presente que não é permitido aglomeração de pessoas, verificando a necessidade de autorização por parte do setor de trânsito no município e que “tudo se realize com dignidade e sem detrimento do respeito devido ao Santíssimo Sacramento” (Cerimonial dos Bispos, n. 386).

No intuito de prepararmos a celebração de Corpus Christi na Catedral, nos reunimos e organizamos a participação dos padres, diáconos e fiéis leigos, levando em consideração a capacidade da igreja, contemplando representantes do Cabido dos Cônegos, Colégio dos Consultores, Conselho Presbiteral, Seminários, Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Comissão Arquidiocesana dos Diáconos, CAMEC, CRB, Comissão Arquidiocesana de Liturgia, Irmandades, Devoções, Associações e Ordens Terceiras. A secretaria de pastoral da Arquidiocese entrará em contato com os coordenadores de cada seguimento para receber os nomes dos representantes que participarão da celebração.

Que a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo seja dia para agradecermos a Deus pela Eucaristia, origem e centro do culto cristão e, consequentemente, centro da vida interior de cada fiel (cf. Ritual Romano, A sagrada comunhão e o culto do mistério eucarístico fora da Missa, n. 1).”

Dom Dorival Souza Barreto Júnior
Bispo Auxiliar e referencial para a Liturgia

Nas paróquias – A Solenidade de Corpus Christi será celebrada em todas as paróquias, obedecendo as orientações da Arquidiocese de Salvador e das autoridades médicas e sanitárias. Abaixo, estão destacadas algumas programações.

Confira:

Paróquia São Daniel Comboni (Sussuarana)
Exposição do Santíssimo Sacramento, às 8h.
Missa às 9h (transmissão, ao vivo, pelo Facebook e pelo Youtube da paróquia).

Capela Nossa Senhora Aparecida (19º Batalhão de Caçadores – 19 BC)
Missa às 9h (transmissão, ao vivo, pelo canal da capela no Youtube).

Paróquia Santíssima Virgem Maria de Nazaré (Cajazeiras)
Missas às 8h, nas comunidades Matriz e Nossa Senhora de Fátima. Em seguida, o Santíssimo Sacramento será conduzido em carro aberto pelas principais ruas do bairro.

Paróquia São Tiago Maior (Cajazeiras)
Missas às 7h (Matriz), às 8h30 (Comunidade São Francisco de Assis) e às 18h (Comunidade São Judas Tadeu e Nossa Senhora da África).

Paróquia Santa Cruz (Engenho Velho da Federação)
Missa às 7h (Matriz).

Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Guadalupe (Pau da Lima)
Missa às 8h (transmissão, ao vivo, pelos perfis da paróquia no Facebook, no Instagram e no Youtube).
Exposição do Santíssimo Sacramento em todas as comunidades da paróquia, às 9h30; bênção, às 11h.

Paróquia Santo Antônio (Fazenda Coutos III)
Missa às 8h (Matriz).

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Lapinha)
Missa às 8h, seguida de carreta com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do bairro e nas comunidades Santa Dulce dos Pobres, Rainha da Paz, Divinas Vocações e São José.

Paróquia São Francisco de Assis (Boca do Rio)
Missa às 8h, transmitida pelo Youtube. Em seguida haverá uma carreta com o Santíssimo Sacramento pelas principais ruas do bairro.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Sete de Abril)
Missas às 7h (Comunidade São Francisco Xavier) e às 8h30 (Comunidade São José Esposo). Em seguida, haverá carreata, que percorrerá todas as comunidades da paróquia.

Paróquia Santa Mônica (Cajazeiras)
Missa às 8h (Matriz), com transmissão pelo Youtube.

Paróquia Nossa Senhora da Vitória (Vitória)
Missas às 8h, às 9h e às 18h. Transmissão, ao vivo, pelo Instagram e pelo Youtube da paróquia.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Itapuã)
Missas, na Matriz, às 7h (presencial e com transmissão pelo Youtube), às 9h e às 11h (apenas presenciais).

Paróquia Santa Dulce dos Pobres (Saboeiro)
Missa às 7h30 (Matriz), seguida de translado do Santíssimo Sacramento e carreata pelas principais ruas do bairro. Transmissão, ao vivo, pelo Youtube.

Paróquia Divino Espírito Santo (Alto das Pombas)
Missa às 18h, na Matriz.

Paróquia Nossa Senhora de Brotas (Brotas)
Missa às 7h, com transmissão pelo Youtube da paróquia.

Paróquia Nossa Senhora das Dores (Lobato)
Missa às 8h (Matriz).

Paróquia São João Evangelista (Mussurunga)
Missas às 7h (esta transmitida pelo Facebook e pelo Instagram), às 9h e às 17h – todas na Matriz; e nas comunidades Maria de Nazaré e Cristo Operário, às 7h.

Paróquia São Cristóvão (São Cristóvão)
Missa às 7h (Matriz).

Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana (Nazaré)
Missa às 8h, com transmissão pelo Instagram da paróquia.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Valéria)
Missa às 8h, no Centro de Evangelização Sagrada Família, com transmissão ao vivo pelo Facebook da paróquia.

Paróquia Ressurreição do Senhor (Ondina)
Missa às 18h, na Matriz, com transmissão pelo canal da paróquia no Youtube.

Paróquia Santo André (Vale das Pedrinhas)
Missa às 7h, na Matriz.

Paróquia São Paulo Apóstolo (IAPI)
Missa às 7h, na Matriz, com transmissão pelo canal da paróquia no Youtube.

Paróquia São Francisco de Assis (Alto de Coutos)
Missa às 8h, na Matriz.

Paróquia Ceia do Senhor e Santo André Apóstolo
Missa às 8h, na Matriz, com transmissão pelo canal da paróquia no Youtube.

Texto e foto: Sara Gomes/Pascom da Arquidiocese de Salvador




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *