24 de junho de 2021
  • :
  • :

Salvador vai retomar vacinação da 1ª dose neste feriado

Salvador vai retomar vacinação da 1ª dose neste feriado

Com a chegada de novo lote de vacinas contra a covid-19, Salvador retoma nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi (3), a aplicação de primeira dose por demanda aberta.

A Prefeitura de Salvador vai priorizar a aplicação da dose inicial para imunização, e com isso, a vacinação da 2ª dose está suspensa na cidade. Além disso, a aplicação em gestantes e puérperas também está suspensa.

Além dos públicos já aptos, a partir desta quinta, pessoas de 56 anos nascidas até 31 de dezembro de 1964. Para isso precisam estar com o nome na lista e no ato da vacina apresentar cartão SUS e documento oficial de identificação com foto. Os pontos de vacinação atenderão todos os públicos aptos e funcionarão das 8 às 16 horas, a única exceção será para os trabalhadores do transporte aéreo que só poderão se vacinar a partir das 13h.

PONTOS DE VACINAÇÃO (08H ÀS 16H)
Drivers: Barradão, Unijorge Paralela, Centro de Convenções, Universidade Católica de Salvador (Campus Pituaçu), PAF Ondina, 5º Centro de Saúde, FBDC Brotas, Faculdade Universo, Atacadão Atakarejo, Parque de Exposições, Arena Fonte Nova, FBDC Cabula, Shopping Bela Vista e Vila Militar (Dendezeiros)

Pontos fixos: Barradão, USF Vila Nova de Pituaçu, USF João Roma Filho, Unijorge Paralela, USF Curralinho, Universidade Católica de Salvador (Campus Pituaçu), USF Federação, 5º Centro de Saúde, FBDC Brotas, USF Vale do Matatu, USF Vista Alegre, USF Plataforma, USF Colinas de Periperi, USF Teotônio Vilela II, USF Prof Eduardo Mamede, Parque de Exposições, UBS Ramiro de Azevedo, USF Resgate, USF Fernando Filgueiras – Cabula IV, UBS Nelson Piauhy Dourado, USF Cajazeiras X, Clube dos oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros)

Confira os públicos habilitados nesta quinta-feira (03):

PESSOAS COM 56 ANOS OU MAIS:
Serão imunizadas as pessoas de 56 anos nascidas até 31 de dezembro de 1964. Para isso precisam estar com o nome na lista e no ato da vacina apresentar cartão SUS e documento oficial de identificação com foto. Os idosos com 60 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, podem procurar os postos de vacinação normalmente para recebimento da vacina.

TRABALHADORES DO TRANSPORTE AÉREO (13H ÀS 16H)
Nesta quinta-feira (03) os trabalhadores do transporte aéreo podem buscar os pontos de imunização excepcionalmente a partir das 13h. Devem estar com os nomes cadastrados no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e CÓPIA IMPRESSA do último contracheque ou da credencial aeroportuária com data de validade posterior a data de vacinação.

RODOVIÁRIO, TRABALHADOR DA LIMPEZA URBANA, METROVIÁRIOS, TRABALHADOR DO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO, PORTUÁRIOS, TRABALHADOR DO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL, CAMINHONEIRO E CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS (18 A 59 ANOS)
Para ser beneficiado com a primeira dose todos devem estar em pleno exercício das atividades, com os nomes cadastrados no site da SMS, atuar em Salvador e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e cópia impressa do último contracheque.

Os portuários que trabalham no Porto de Salvador deverão estar em pleno exercício das atividades, com os nomes cadastrados no site da SMS, atuar em Salvador e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto, cópia impressa do último contracheque ou cópia da ficha cadastral do trabalhador expedida pela OGMOSA atualizada. Esse público deve comparecer no ponto de imunização exclusivo para a categoria no Porto de Salvador, das 08h às 16h.

Os catadores de materiais recicláveis devem estar com os nomes cadastrados no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e CÓPIA IMPRESSA da carteira da cooperativa.
Trabalhadores do transporte intermunicipal e caminhoneiros precisam ser residentes (moradores) de Salvador.

Para os caminhoneiros será obrigatória ainda a apresentação da Carteira de Habilitação Categoria C ou E, documento do caminhão e cópia impressa do comprovante atualizado de pagamento do ISS, ou do último Imposto de Renda, ou último contracheque da empresa de transporte de carga, ou última nota fiscal.

TRABALHADORES DA SAÚDE, FARMÁCIAS E DE ESTABELECIMENTOS COM CNES ATIVO; DOULAS, CUIDADOR DE IDOSO E AUTÔNOMOS
Todos devem estar com o nome cadastrado no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial com foto e cópias impressas dos seguintes documentos:
Trabalhadores da saúde e de farmácias: último contracheque ou contrato PJ ativo.
Doulas: cópia do Imposto de Renda, ou do ISS, ou nota fiscal ou contrato de trabalho com firma reconhecida em cartório.
Autônomos (médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, biomédicos, técnico em radiologia, veterinários): carteira do conselho de classe e cópia impressa do Imposto de Renda, ou do comprovante atualizado de pagamento do ISS, ou do contrato de Pessoa Jurídica ativo ou da última nota fiscal.

Trabalhador da saúde dos estabelecimentos com CNES ativo: deve estar lotado em Salvador e em pleno exercício das atividades. Apresentar também cópia impressa do último contracheque.
Cuidador de idoso (18 a 59 anos): Uma das cópias impressas do Imposto de Renda, carteira de trabalho assinada, comprovante do e-Social ou ISS atualizado ou nota fiscal. Nos documentos é preciso estar o registro de “CUIDADOR (A) DE IDOSO”.

GESTANTES, PUÉRPERAS COM COMORBIDADES E LACTANTES (18 anos ou mais)
Estará suspensa a aplicação da primeira dose de gestantes e puérperas nesta quinta-feira (03).

TRABALHADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, FACULDADES/UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS E ESCOLA DE CURSO TÉCNICO (NÍVEL BÁSICO).
(idade igual ou superior a 18 anos)

Os trabalhadores devem estar com nome cadastrado no site da SMS, em pleno exercício das atividades em Salvador, e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto e mais cópia impressa do último contracheque ou do contrato de trabalho PJ.

PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME
Para ter acesso ao imunizante é preciso ter a idade igual ou superior a 18 anos, estar com o nome na lista do site da SMS e no ato da vacinação apresentar documento de identificação com foto, além de um dos documentos abaixo impresso:
Cópia de um relatório médico com o número da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID D57) para falciforme com qualquer data de emissão;
Cópia do Exame de diagnóstico para a doença (Eletroforese de Hemoglobina);
Cópia da Carteira de identificação dos serviços especializados que atendem a doença em Salvador.

PESSOAS COM COMORBIDADE (DOENÇAS CRÔNICAS), DEFICIÊNCIA, TRANSTORNO INTELECTUAL SEVERO E MODERADO (entre eles, Autistas), SÍNDROME DE DOWN, IMUNOSSUPRIMIDOS, TRANSPLANTADOS, E EM HEMODIÁLISE
(idade igual ou superior a 18 anos)
Todos os indivíduos devem estar com o nome cadastrado no site da SMS e no ato da vacina apresentar documento oficial de identificação com foto.

OBSERVAÇÃO: O paciente com comorbidades, mesmo com o nome habilitado no site da SMS, deve consultar o médico previamente para as devidas orientações sobre a vacina.

POLICIAL FEDERAL, POLICIAL RODOVIÁRIO FEDERAL, POLICIAL MILITAR E CIVIL; BOMBEIRO, AGENTES DE SALVAMENTO, TR NSITO E PENITENCIÁRIOS; FISCAL DE MEDIDA RESTRITIVA, GUARDA CIVIL MUNICIPAL, FORÇAS ARMADAS, TRABALHADOR DO SISTEMA DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E AGENTE SOCIOEDUCATIVO
Todos devem estar em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador, nome cadastrado no site da SMS e idade igual ou superior a 18 anos. No ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia impressa do último contracheque.

VACINA EXPRESS
Idoso, pessoa com deficiência, portadores de comorbidades, paciente oncológico, pessoa com doença falciforme, em hemodiálise, transplantado, imunossuprimidos, pessoa com transtorno intelectual severo e moderado (entre eles, autistas) e pessoa com síndrome de down que integram o público elegível para a vacinação contra a COVID-19 em Salvador podem fazer o agendamento da imunização domiciliar através do Vacina Express.

O serviço é oferecido, preferencialmente, para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção.

As pessoas que já foram imunizadas em casa não precisam fazer novo registro na plataforma digital já que o retorno da equipe de saúde é feito automaticamente, de acordo com a data de reforço programada no sistema. O site é o vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br.

Foto: Bruno Concha/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *