28 de março de 2024
  • :
  • :

Vice-governador demonstra otimismo com crescimento do PIB baiano

Vice-governador demonstra otimismo com crescimento do PIB baiano

“Como o PIB é um importante termômetro para aferirmos a saúde da nossa atividade econômica, esse crescimento, mesmo tímido, é um indicador de recuperação da economia baiana, em meio à nossa luta contra a crise sanitária gerada pela Covid-1”. A avaliação é do vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, que demonstrou otimismo com o crescimento em 1% do Produto Interno Bruto (PIB) baiano no primeiro trimestre de 2021, na comparação com o último trimestre do ano anterior. Os resultados foram calculados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), divulgados nesta sexta-feira (04).

Segundo João Leão a expansão aponta que a atividade econômica baiana esta em recuperação, visto que nos dois trimestres anteriores também se observou crescimento neste tipo de comparação. “Se estamos em recuperação, temos uma perspectiva de maior consumo, vendas e também novos investimentos. Prova disso, é a projeção que temos de R$ 9,65 bilhões em investimentos privados no Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, com a implantação de 16 projetos sucroalcooleiros e agroindustriais, que devem incrementar em até 12,4% a receita do Estado da Bahia, nos próximos 10 anos”, conclui.

O destaque positivo do resultado do PIB ficou com a agropecuária avançando 6,8%. Destaque para as taxas de crescimento da soja e cana-de-açúcar atribuídas à confiança dos produtores e às condições climáticas favoráveis em todo o estado. Obtiveram bons resultados ainda as atividades de Comércio (+7,4%), Transportes (+1,4%) e Atividades Imobiliárias (+1,6%).




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *