A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) lançou, nesta sexta-feira (11), um edital de licitação para produção de níquel, cobre e cobalto, nos municípios Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado e quatro editais para produção de argila, nos municípios de Alagoinhas, São Sebastião do Passé e Camacan.
Segundo a CBPM, as licitações já contam com empresas interessadas e a expectativa é que a abertura dos envelopes ocorra até o final do mês de julho. No entanto, quem ainda tiver interesse em participar das concorrências, pode encontrar mais informações no site da CBPM ou através do e-mail copel@cbpm.ba.gov.br.
A CBPM ainda informou que as empresas vencedoras assinam contrato se comprometendo a investir em pesquisas complementares e, posteriormente, iniciarem a produção mineral.
Segundo o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, a chegada de novas empresas no interior do estado deve contribuir para o desenvolvimento socioeconômico ao gerar emprego e renda.
Antonio Carlos ainda destacou que, além de pagar salários de duas a três vezes maiores que o comércio, a mineração contrata até 90% da mão de obra na região.
Ainda segundo o o presidente da CBPM, o setor promove, ainda, uma forte dinamização da economia na região onde se insere, pois demanda toda uma cadeia produtiva de suprimentos e insumos.