29 de março de 2024
  • :
  • :

Blitz Protege Salvador inaugura modelo de operação em tempo real

Blitz Protege Salvador inaugura modelo de operação em tempo real

A Polícia Militar da Bahia iniciou, nesta terça-feira (29), um novo modelo de operação por meio da Blitz Protege Salvador. A iniciativa do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM) passa a realizar abordagens em pontos estratégicos e de acordo com a mancha criminal existente. Esse novo modelo operacional permitirá que os policiais tenham acesso ao acompanhamento em tempo real da relação de veículos furtados e roubados nas últimas 48 horas, além de possibilitar uma atuação mais célere da força de segurança.

O comandante do COPPM, coronel Xavier Filho, destaca que a atuação é focada no trabalho preventivo. “Iremos atuar na prevenção do delito, como homicídios, tráfico de drogas e armas, entre outros. A expectativa é justamente a redução dos índices criminais. A primeira dessa operação começa na capital e depois segue para a região metropolitana. As operações ocorrerão todos os dias e não há prazo para que seja encerrada, pois queremos que se perpetue. Por meio do Comando de Inteligência receberemos, em tempo real, os veículos que foram roubados ou furtados nas últimas 48 horas. É um esforço a mais para garantir a segurança da nossa população”, afirma.

As operações serão realizadas em diferentes horários. O objetivo é reduzir os índices de roubos a pessoas, veículos e ônibus e a diminuição do número de homicídios. Embora a blitz envolva o bloqueio de vias para averiguação de documentos e revista de veículos, a corporação garante cuidados para evitar congestionamentos.

“Esse novo modelo de blitz foi adotado para atender nosso objetivo de combate ao crime, bem como evitar transtornos à comunidade com congestionamentos e retenção do trânsito. Passaremos a contar com uma padronização do procedimento de blitz, iremos atuar na prevenção ao crime, em especial de roubo a transeuntes, veículos e ônibus”, declara o coordenador da operação, tenente-coronel Elbert Vinhático.

O novo modelo operacional iniciado em Salvador tem a participação de todas as unidades da Polícia Militar, com os comandos regionais da capital, e a expectativa é de que seja ampliado para todo o estado. Entre as unidades que integram a Blitz Protege Salvador está o grupo Apolo, especializado no combate a roubo e furto de veículos, comandado pelo major Fera, que explica a dinâmica do trabalho a ser realizado. “O nosso trabalho inclui a abordagem aos veículos de passeio, em especial, e, uma vez que haja notícia crime de suspeição de um determinado veículo, sejam caminhões, ônibus, motocicletas, eles serão mapeados por nossas equipes”.

Fonte: SECOM/GOVBA
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *