29 de abril de 2024
  • :
  • :

Óleo em Itacimirim é o mesmo que poluiu o litoral brasileiro em 2019, diz Marinha

Óleo em Itacimirim é o mesmo que poluiu o litoral brasileiro em 2019, diz Marinha

Uma análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), com as amostras de óleo coletadas na última terça-feira (29), na Praia de Itacimirim, em Camaçari, concluiu que os resíduos apresentaram perfis químicos compatíveis com o material que atingiu a costa brasileira em 2019. As manchas voltaram a aparecer na localidade na última segunda-feira (28).

Segundo o estudo divulgado nesta terça-feira (6), pela Marinha do Brasil (MB), o aparecimento do material constitui uma reincidência de segmentos oleosos que permaneceram submersos durante as ações pregressas de resposta.

Conforme a Marinha, o aparecimento possivelmente foi causado por fatores naturais relacionados às chamadas marés de sizígia – correntes que sofrem influência do alinhamento dos corpos lunares – e ao regime de ventos e correntes, que acabaram por gerar uma ressaca que revolveu sedimentos e possibilitou o ressurgimento dos fragmentos. De acordo com o órgão, as manchas já se encontram em estado avançado de decomposição natural.

Até o momento, cerca de 500 kg de material foram retirados da praia, em uma operação envolvendo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Prefeitura Municipal de Camaçari.

A Marinha informou que nesta terça-feira, 6, também foi realizada uma reunião com representantes dos três institutos e da Prefeitura para definir estratégias para a remoção de futuros resíduos que venham a aparecer. A entidade pede que caso a população aviste óleo nas praias, ligue para o telefone 185.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *