4 de maio de 2024
  • :
  • :

Extremo Sul da Bahia registra 35 casos de malária em cinco dias

Extremo Sul da Bahia registra 35 casos de malária em cinco dias

Os números de casos de malária registrados no Extremo Sul da Bahia cresceram em cinco dias. No último dia 2 de julho eram 9 casos. Nesta terça-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde confirma 35 casos.

Segundo a Sesab, são 34 casos em Itabela e 1 em Porto Seguro. No dia 2, também foi registrado um caso em Itamaraju. A doença é causada por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles, que estão infectadas pelo protozoário Plasmodium.

Ainda segundo a secretaria de Saúde, os casos tiveram diagnóstico positivo por teste rápido e as amostras foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia para uma nova análise.

Técnicos da Vigilância Epidemiológica estadual foram enviados para os municípios para realização de pesquisa do vetor e oferta de treinamento sobre o manejo clínico dos pacientes, além de reconhecimento geográfico e delimitação da área de risco, tem realizado busca ativa de casos suspeitos e tratamento supervisionado.

Também foram encaminhados mosquiteiros com inseticida de longa duração (MILD), sendo 120 de casal e 200 de solteiro. Além disso, a Sesab realiza investigação para identificação do caso índice e da possível associação com deslocamento e viagem.

Os últimos casos registrados de malária na Bahia foram em 2018 com 77 casos confirmados residentes do município de Wenceslau Guimarães, pelo exame gota espessa.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *