28 de março de 2024
  • :
  • :

Governador anuncia retorno das aulas presenciais da rede estadual no dia 26

Governador anuncia retorno das aulas presenciais da rede estadual no dia 26

O retorno das aulas na rede estadual de ensino, de forma semipresencial, foi confirmado pelo governador Rui Costa, na noite desta terça-feira (13), durante o Papo Correria. No dia 26 de julho, as escolas da rede estadual irão iniciar a segunda fase do planejamento do ano letivo 2020/21, passando do ensino 100% remoto, que começou em 15 de março, para o ensino híbrido.

O governador destacou que serão adotadas medidas de segurança no retorno das aulas. As salas serão ocupadas com metade da capacidade, e a semana letiva passará a ter seis dias, dividida em dois grupos de estudantes. Um grupo terá aula nas segundas, quartas e sextas, enquanto o outro terá nas terças, quintas e sábados. “A ideia é dividir a turma por ordem alfabética, mas vamos dar liberdade para que cada escola possa fazer esse ajuste quantidade de alunos em sala”, afirmou.

Ainda sobre as mudanças na educação, Rui disse que autorizou a ampliação da carga horária de professores de 20 horas para 40 horas semanais. “Vamos também zerar o chamamento do concurso de 2019 e vamos declarar o concurso encerrado. Ainda convocaremos professores no regime REDA para suprir as vagas existentes nas escolas”.

Durante o programa, ele também garantiu a oferta de transporte, alimentação escolar reforçada, internet com wi-fi de qualidade e auxílio presença aos alunos da rede estadual de ensino.

Sputnik V – Outro assunto destacado no programa foi a chegada de 300 mil doses da vacina russa Sputnik V. A aquisição faz parte de um acordo feito entre representantes do Fundo Soberano Russo e governadores do Nordeste.

“Devem chegar em 15 dias as primeiras 300 mil doses que compramos. Os 28 obstáculos que a Anvisa colocou foram vencidos e nós, com as 10 milhões de doses, imunizamos 5 milhões de pessoas. Se até aqui já vacinamos 5 milhões, teríamos 10 milhões de baianos vacinados. Como temos 15 milhões de habitantes e uma parte é menor de 12 anos, nós ficaríamos próximo de toda a população vacinada”, explicou.

O consórcio de governadores do Nordeste formalizou, no mês de março, a aquisição de 37 milhões de doses da Sputnik V. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) acatou, com restrições, a importação da vacina. Inicialmente, os imunizantes estarão disponíveis para somente 1% da população dos estados do Nordeste que solicitaram a vacina à Anvisa: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.

Concurso da Polícia Civil – Ainda em julho, o governador vai assinar o contrato para a realização da licitação do sistema de vídeo-monitoramento da polícia baiana. “Inicialmente, nós vamos implantar esse sistema em quase 80 cidades da Bahia”.

Rui também revelou que autorizou a convocação do contingente residual de aprovados no último concurso da Polícia Civil e que outro concurso terá os preparativos iniciados. As secretarias da Administração (Saeb) e da Segurança Pública (SSP) vão organizar o certame para que 1 mil vagas sejam oferecidas. “Serão 100 vagas para delegados, 100 vagas para escrivães e 800 vagas para agentes da Polícia Civil”, finalizou.

Fonte: Secom/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *