25 de abril de 2024
  • :
  • :

Natação: Fernando Scheffer conquista o bronze nos 200m livre

Natação: Fernando Scheffer conquista o bronze nos 200m livre

O brasileiro Felipe Scheffer é bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Estreante, o nadador surpreendeu na final dos 200m livre fez o terceiro melhor tempo, com 1min44s66, e garantiu seu lugar no pódio da natação olímpica 25 anos depois da prata de Gustavo Borges em Atlanta-1996.

A Grã-Bretanha completou o pódio com dobradinha: Tom Dean ficou com o ouro (1min44s22) e Duncan Scott com a prata (1min44s26). A prova foi disputada no Japão na manhã desta terça-feira (27, ainda noite de segunda no Brasil).

Gaúcho, da cidade de Canoas (RS), Scheffer se classificou à decisão com o pior tempo, em oitavo lugar, e não era considerado favorito. Na final, nadou na raia número 8, a pior da piscina, por sofrer mais com as ondulações criadas pelos demais nadadores. Mas o brasileiro largou bem e manteve um bom ritmo desde o começo da prova

Na segunda virada, Scheffer bateu em segundo, brigando com o britânico Tom Dean. Foi controlando o ritmo até os 50m finais e disparou na virada final. A medalha foi garantida na batida, com somente dois centésimos de segundo de vantagem para o romeno David Popovic, de 16 anos.

Com o resultado, o gaúcho de 23 anos conquistou a primeira medalha da natação brasileira em Tóquio, encerrando um jejum que durava desde os Jogos de Londres-2012 – o Brasil ficou sem pódio na modalidade no Rio-2016. Ainda registrou o melhor tempo de sua carreira e cravou o novo recorde brasileiro e sul-americano da prova. Nas semifinais, ele havia anotado 1min45s71.

A última vez que o Brasil havia conquistado uma medalha olímpica nos 200m foi em Atlanta-1996, com Gustavo Borges. Assim como Scheffer, ele também disputou a prova em uma raia de canto, a número 1, e subiu ao pódio, mas com a prata.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *