28 de março de 2024
  • :
  • :

Dom Sergio abrirá exposição e celebrará missa pelos 470 anos da Arquidiocese de Salvador

Dom Sergio abrirá exposição e celebrará missa pelos 470 anos da Arquidiocese de Salvador

A primeira sexta-feira do mês de agosto (6) será uma data histórica para a Igreja Católica. Neste dia, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia celebrará 470 anos de criação, completados em 25 de fevereiro, mas que, em virtude da pandemia, teve a comemoração adiada.

Para marcar este jubileu, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, fará a abertura da exposição “Galeria dos Bispos e Arcebispos de São Salvador da Bahia”, no Palácio da Sé, localizado na Praça da Sé, em Salvador, às 10h. A mostra é formada, em ordem cronológica, por fotografias e objetos litúrgicos que pertenceram aos bispos e arcebispos (no total, 36) que passaram por esta Igreja Particular, desde o primeiro, Dom Pedro Fernandes Sardinha (1551-1556), até o atual, Cardeal Dom Sergio da Rocha (2020).

Também como parte da festividade, que acontece no dia do Titular da Catedral Basílica e da Arquidiocese de Salvador (Solenidade da Transfiguração do Senhor), às 17h, o Cardeal presidirá a Santa Missa, na Catedral (Terreiro de Jesus, Centro Histórico). Esta Celebração Eucarística será em Ação de Graças a Deus pela primeira diocese instalada no país.

Primaz do Brasil – Criada pela Bula “Super specula militantis ecclesiae”, do Papa Júlio III, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia foi a primeira do país, por isso possui o título de Primaz do Brasil, além de uma importância religiosa e histórica imensurável. Nestas terras onde pisaram santos e beatos, estão erigidas, atualmente, quatro basílicas, 101 paróquias, 680 comunidades e três diaconias, localizadas em uma área de 1.319,6 km2 e com uma população formada por mais de três milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Pascom/Arquidiocese de Salvador




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *