24 de outubro de 2021
  • :
  • :

Casa Pia abriga projeto social Focus Model em sede no Carmo

Casa Pia abriga projeto social Focus Model em sede no Carmo

A Casa Pia de São Joaquim (@casapiaoficial), exercendo e ampliando seu trabalho filantrópico e de assistência social, passa a abrigar e apoiar o projeto social Focus Model Produções, atuante na periferia de Salvador há 6 anos. O projeto foi acolhido na Rua do Carmo, nº 24, em um belo casarão pertencente ao patrimônio da Instituição Filantrópica, que será inaugurado oficialmente no dia 14 de agosto (sábado), com desfile especial às 16h.

Com amplo espaço aberto e vista para o mar da Bahia de Todos os Santos, o novo espaço da Sede Focus será apresentado à sociedade com o I’m Afro Fashion, uma das apostas voltadas para a Moda Afro, seus conceitos e tendências. Num desfile, os modelos exibirão charme, elegância e atitude consciente para o público, que será restrito. Respeitando todas as normas sanitárias vigentes, os convidados poderão apreciar, além da moda, outras linguagens artísticas, como teatro, dança e poesia.

“O projeto é uma estratégia de inclusão, protagonismo e autoestima por meio da moda, teatro (do oprimido), dança, música, artes plásticas, escrita, costura e silk scream”, resume o Coordenador Geral, Jonas Bueno, revelado ao mundo da moda como modelo no projeto Afro Fashion Day, do jornal Correio*. Através dele, muitos jovens em situações de alta vulnerabilidade social retomaram os estudos e até ingressaram na Universidade.

O objetivo da Focus é qualificar e potencializar as pessoas a desenvolverem suas capacidades livres de preconceitos num ambiente diferenciado, despertando as aptidões especiais para os desafios, seja no sistema de aprendizagem formal, no mercado do trabalho ou no empreendedorismo na cidade de Salvador. Ao longo dos anos, estima-se que já passaram pela Focus cerca de 1.200 pessoas, nas sedes que o projeto manteve em 2015, no Forte do Barbalho; em 2016, no Centro Cultural de Plataforma; e em 2017, no Espaço Subúrbio 360.

Focus em 2021 – Em 2021, são 100 alunos com as atividades entre presenciais e virtuais. Os beneficiários do projeto são, em sua grande maioria, jovens entre 16 e 29 anos, majoritariamente negros, de baixa renda e com escolaridade variável. As inscrições são gratuitas e analisadas pela coordenação do projeto. Mais informações: (71) 99351-0397 (Jonas Bueno).

Atividades – Entre as atividades propostas pela Focus está a formação de modelos profissionais, que envolve qualificação integral da autoestima, aceitação, respeito pelos direitos humanos e reconhecimento do potencial individual e coletivo. Assim, além das aulas de Moda, Dança, Teatro, Costura e Silk, são realizadas ações que envolvem a formação de “modelos intérpretes”, com a prática da arte cênica, dança, capoeira e desfiles.

Palestras voltadas para temas como Direitos Humanos, Cidadania, Cultura e Diversidade, Relações Interpessoais e Cultura Negra também fazem parte da programação. Para isso, a Focus conta com parcerias de outras ONGs, como o GAPA Bahia e Motirô Bahia.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *