28 de março de 2024
  • :
  • :

Comunidade do Pilar ganha unidade da Casa Soma para recebimento de recicláveis

Comunidade do Pilar ganha unidade da Casa Soma para recebimento de recicláveis

A Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com a startup de impacto socioambiental So+ma, inaugurou, nesta terça-feira (31), o décimo contêiner para recebimento de resíduos recicláveis em Salvador. A unidade foi instalada na região do Pilar, com objetivo de atender a população portuária que mora no bairro.

A Casa So+ma visa estimular a prática da reciclagem, permitindo que a população reverta materiais recicláveis em pontos, por meio do programa So+ma Vantagens. Aderindo ao programa, os pontos acumulados são trocados por benefícios, como cursos profissionalizantes, mantimentos e itens de higiene, além de possibilitar a transferência de doações para Ongs locais. A vice-prefeita Ana Paula Matos, presente à inauguração, conceituou o projeto como uma política em prol do desenvolvimento econômico, social e sustentável de uma cidade.

“Entendemos que o caminho para ser uma cidade mais feliz passa por ações como essa, que mostra a força da comunidade. Espero que seja uma oportunidade para toda população. O projeto traz legitimidade e autoridade moral de quem tem senso de pertencimento”, disse Ana Paula.

O padre da Igreja do Santíssimo Sacramento Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, Renato Minho, ressaltou os benefícios da implantação da Casa So+ma para comunidade do Pilar. “A igreja tem frequentadores de todos os bairros e todos estão envolvidos com o programa”, afirmou, destacando a ação solidária, diante da necessidade dos moradores locais.

“É um programa de incentivo à reciclagem, que não só auxilia na preservação da natureza, mas ajuda a comunidade a ter uma renda. Protege o ecossistema e também garante o sustento de pessoas que precisam”, defendeu.

Coleta seletiva – O objetivo é chegar à marca de 12 unidades da casa, até o final do ano. A estimativa é arrecadar uma média de 20 toneladas de resíduos por mês. A titular da Secis, Edna França, destacou que a política de coleta seletiva é necessária para preservação do meio ambiente. “É mais uma ação significativa, para redução do consumo de água, energia e emissão de gases do efeito estufa no meio ambiente, tornando a cidade mais limpa, proporcionando um ar de qualidade para as pessoas”.

Desde a abertura da primeira Casa So+ma, em 11 de junho, já foram recebidos mais de 96 mil quilos de materiais recicláveis, que auxiliam na renda de cooperativas da cidade. Quase cinco mil participantes se cadastraram no programa.

A coordenadora das casas, Nélia Callal, avaliou os resultados de forma positiva. “Todas as unidades têm adesão significativa da população, nossas metas de arrecadação de material têm sido cumpridas. Salvador está aderindo o projeto, dando mais importância à questão da sustentabilidade. Esse material, que muitas vezes era descartado, agora é aproveitado”.

Pontuação – Todas as unidades da Casa So+ma contam com um atendente, que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. A coordenadora das unidades, Nélia Calhau, explicou como é feita a soma de pontos das pessoas cadastradas. “Cada material equivale a uma pontuação diferente. Um quilo de vidro, por exemplo, vale 10 pontos, já o de papelão soma 99 e o pet, 88. Os eletromecânicos são contabilizados por unidade. Um ventilador vale 15 pontos, enquanto um computador vale 50”.

Cada unidade destina os materiais recebidos para uma cooperativa da região. Para se cadastrar no Programa So+ma Vantagens, em Salvador, ou saber mais sobre o projeto, os interessados devem acessar o site www.somavantagens.com.br . As casas funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30 e aos sábados, das 9h às 12h.

Além da nova unidade do Pilar, a população de Salvador encontra Casa So+ma no canteiro central do Imbuí; na Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, em Paripe; na Praça da Revolução, em Periperi; no Largo do Papagaio, na Ribeira; na Praça de Stella Maris, situada na Alameda Praia de Guaratuba; no supermercado Assaí, de Mussurunga; no BIG Bompreço Iguatemi, no Campo da Pronaica, em Cajazeiras, e Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *