28 de setembro de 2021
  • :
  • :

Prefeitura e Unicef vão qualificar atendimento à 1ª infância em Salvador

Prefeitura e Unicef vão qualificar atendimento à 1ª infância em Salvador

A Prefeitura selou, nesta terça-feira (31), uma parceria com o Fundo Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para qualificar o atendimento à primeira infância nas áreas da saúde e educação em Salvador. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica foi realizada pela vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, no Le Cirque, situado na Avenida Paralela. Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo; a presidente da Fundação Cidade Mãe (FCM), Isabela Argolo; a diretora de Proteção Social Especial da Sempre, Kelly Morais; e a representante do Unicef, Helena Oliveira.

A iniciativa denominada Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi) é uma estratégia de assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação de Unidades de Atenção Primária à Saúde e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A intenção é garantir a melhoria da oferta de serviços e do diálogo entre profissionais e famílias, visando garantir o pleno desenvolvimento das crianças de até seis anos.

A vice-prefeita de Salvador pontuou que é essencial investir na formação das crianças nessa etapa inicial da vida. “O investimento na primeira infância é fundamental para a formação da criança, proporcionar melhor qualidade de vida, e, no futuro, melhores condições e oportunidades profissionais. Por isso, essa parceria com o Unicef é importante para fortalecer as estratégias efetivas de combate à desigualdade, oferecendo as nossas crianças ambiente saudável, seguro e feliz”, afirmou Ana Paula.

Representando o Unicef nos estados da Bahia, Sergipe e Minas Gerais, Helena Oliveira destacou que Salvador reconhece a importância de priorizar a primeira infância. “É fundamental essa parceria com os poderes públicos, pois consideramos que investir na infância agrega valores positivos em longo prazo, com mais qualidade de vida. A partir desse convênio vamos acompanhar e dar todo suporte técnico oferecendo capacitação para os técnicos municipais da saúde, educação e assistência social, para aprimorar as políticas voltadas à primeira infância”, pontuou Helena Oliveira.

Dinâmica – Conforme o termo de cooperação, serão consideradas Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi) as instituições de Educação Infantil e as Unidades de Saúde que apresentem os melhores resultados na avaliação de indicadores previamente selecionados, e cujas ações para melhorar esses indicadores sejam implementadas por um determinado período.

O Unicef oferecerá capacitação e assistência técnica na parte de monitoramento e avaliação, e um comitê científico em cada capital ficará responsável pela certificação. A iniciativa foi testada inicialmente em Fortaleza (CE) e, a partir de setembro, começa em mais quatro capitais, além de Salvador: Recife (PE), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).

Foto: Adam Vidal/Segov-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *