Quatro humanos que nunca estiveram no espaço podem passar três dias sozinhos em órbita, após um treinamento de poucos meses? Este é o desafio proposto pela empresa SpaceX, que programou a decolagem de sua primeira missão de turismo espacial para a noite desta quarta-feira, 15.
Com nome de ‘Inspiration4’, a missão é a primeira da história a enviar apenas novatos à órbita terrestre, sem astronautas profissionais a bordo.
A decolagem está prevista para acontecer a partir das 20H02 locais (21H02 de Brasília), com uma janela de lançamento de cinco horas e, no momento, a previsão da meteorologia é favorável.
O foguete Falcon 9, que transporta a cápsula Dragon no topo, será lançado da lendária plataforma 39A do Centro Kennedy da Nasa na Flórida, a partir da qual decolou a missão Apolo 11 com destino à Lua.
Os quatro americanos a bordo viajarão para mais longe que a Estação Espacial Internacional (ISS), a uma órbita a 575 km da Terra. A cada dia o grupo completará 15 voltas ao redor do planeta.
Ao final da viagem, “aproximadamente três dias após a decolagem”, eles iniciarão uma descida vertiginosa para pouso na costa da Flórida, com paraquedas atuando como freio.
A missão foi fretada pelo bilionário Jared Isaacman, 38 anos, diretor de uma empresa de serviços financeiros e piloto experiente.
O preço pago à SpaceX não foi revelado, mas as especulações mencionam dezenas de milhões de dólares. Ele será o comandante a bordo e ofereceu as outras três vagas a desconhecidos.
Hayley Arceneaux, sobrevivente de câncer quando era criança, é uma médica assistente de 29 anos. Ela será a mulher americana mais jovem a entrar em órbita e a primeira pessoa com uma prótese (de fêmur) a viajar ao espaço.
Chris Sembroski, de 42 anos, é um ex-oficial da Força Aérea americana que atualmente trabalha na indústria da aviação.
A quarta integrante é Sian Proctor, uma professora de Geologia de 51 anos que chegou perto de ser selecionada em 2009 para a função de astronauta da Nasa. Ela será a quarta mulher afro-americana a viajar ao espaço.