17 de setembro de 2021
  • :
  • :

SpaceX faz primeira viagem de turismo espacial nesta quarta

SpaceX faz primeira viagem de turismo espacial nesta quarta

Quatro humanos que nunca estiveram no espaço podem passar três dias sozinhos em órbita, após um treinamento de poucos meses? Este é o desafio proposto pela empresa SpaceX, que programou a decolagem de sua primeira missão de turismo espacial para a noite desta quarta-feira, 15.

Com nome de ‘Inspiration4’, a missão é a primeira da história a enviar apenas novatos à órbita terrestre, sem astronautas profissionais a bordo.

A decolagem está prevista para acontecer a partir das 20H02 locais (21H02 de Brasília), com uma janela de lançamento de cinco horas e, no momento, a previsão da meteorologia é favorável.

O foguete Falcon 9, que transporta a cápsula Dragon no topo, será lançado da lendária plataforma 39A do Centro Kennedy da Nasa na Flórida, a partir da qual decolou a missão Apolo 11 com destino à Lua.

Os quatro americanos a bordo viajarão para mais longe que a Estação Espacial Internacional (ISS), a uma órbita a 575 km da Terra. A cada dia o grupo completará 15 voltas ao redor do planeta.

Ao final da viagem, “aproximadamente três dias após a decolagem”, eles iniciarão uma descida vertiginosa para pouso na costa da Flórida, com paraquedas atuando como freio.

A missão foi fretada pelo bilionário Jared Isaacman, 38 anos, diretor de uma empresa de serviços financeiros e piloto experiente.

O preço pago à SpaceX não foi revelado, mas as especulações mencionam dezenas de milhões de dólares. Ele será o comandante a bordo e ofereceu as outras três vagas a desconhecidos.

Hayley Arceneaux, sobrevivente de câncer quando era criança, é uma médica assistente de 29 anos. Ela será a mulher americana mais jovem a entrar em órbita e a primeira pessoa com uma prótese (de fêmur) a viajar ao espaço.

Chris Sembroski, de 42 anos, é um ex-oficial da Força Aérea americana que atualmente trabalha na indústria da aviação.

A quarta integrante é Sian Proctor, uma professora de Geologia de 51 anos que chegou perto de ser selecionada em 2009 para a função de astronauta da Nasa. Ela será a quarta mulher afro-americana a viajar ao espaço.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *