28 de março de 2024
  • :
  • :

EUA e Reino Unido vão compartilhar tecnologia de submarino nuclear com a Austrália

EUA e Reino Unido vão compartilhar tecnologia de submarino nuclear com a Austrália

Os EUA e o Reino Unido compartilharão tecnologia e experiência com a Austrália para ajudá-la a construir submarinos com propulsão nuclear como parte de um pacto de defesa recém-anunciado entre os três países.

O movimento causou fúria na China e na França, que perdeu um acordo de longa data para fornecer submarinos movidos a diesel para a Austrália.

No entanto, não são apenas os franceses que estão furiosos. Grupos antinucleares na Austrália e muitos cidadãos estão expressando raiva com o acordo, preocupados que ele possa ser um Cavalo de Troia para uma indústria de energia nuclear, à qual o país tem resistido por décadas.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, falou pessoalmente com seu colega australiano, Scott Morrison, para dizer-lhe que os navios não seriam bem-vindos nas águas de seu país, que é uma zona sem armas nucleares desde 1984.

Seis países (Reino Unido, Estados Unidos, China, Rússia, Índia e França) já têm submarinos movidos a energia nuclear em sua frota, e muitas das principais economias desenvolvidas, incluindo os EUA e o Reino Unido, usam o meio nuclear em sua matriz energética. Na França, 70% da eletricidade é gerada em usinas nucleares.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *