19 de abril de 2024
  • :
  • :

Missão espacial da SpaceX só com civis retorna com sucesso à Terra

Missão espacial da SpaceX só com civis retorna com sucesso à Terra

A SpaceX, de propriedade do bilionário Elon Musk, retornou com sucesso à Terra neste sábado (18), após concluir uma missão de três dias no espaço.

Os tripulantes da chamada Inspiration4, primeira missão espacial apenas com civis, sem astronautas, pousaram no Oceano Atlântico, próximo da Flórida (EUA), às 20h06, conforme previsto. A cápsula foi aberta por volta das 20h50.

Agora, os astronautas amadores passarão por avaliações médicas, que são parte do protocolo. Os quatro saíram da cápsula caminhando sozinhos e acenando para as câmeras da imprensa.

Para se preparar para a reentrada atmosférica e retornar à Terra, a cápsula chamada Dragon realizou na sexta-feira (17) duas “queimaduras” de foguetes com objetivo de diminuir sua altitude, e alinhar a trajetória da cápsula com o local de pouso.

No retorno à atmosfera terrestre, neste sábado (18), a cápsula atingiu a velocidade de 27.000 km/h, cerca de 20 vezes a velocidade do som. O pouso foi auxiliado por paraquedas.

No momento em que a Dragon entrou na atmosfera da Terra, houve uma perda de comunicação prevista, devido às instabilidades elétricas causadas pelo atrito da nave com os gases atmosféricos. Após quatro minutos de silêncio, o sinal foi retomado.

Todo processo, no entanto, ocorreu sem problemas. Os tripulantes, que não eram astronautas, não precisaram se preocupar em controlar o veículo, o que foi feito diretamente da Terra. Ao invés disso, eles assistiram filmes pouco antes da Dragon se preparar para o retorno.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *