20 de abril de 2024
  • :
  • :

Lauro de Freitas avança na integração de migrantes e refugiados

Lauro de Freitas avança na integração de migrantes e refugiados

Na última semana, o Programa de Atenção e Apoio ao Migrante e Refugiado da UNIFACS, em parceria com o município de Lauro de Freitas, realizou uma ação em prol dos imigrantes na cidade. Além da realização de um questionário sociodemográfico, houve também entrevistas para que as pessoas pudessem apontar suas necessidades.

A professora Rafaela Ludolf, coordenadora do Programa, acredita que essa iniciativa foi um passo importante para a assimilação dos migrantes. “Até esse momento, a prefeitura não havia feito nenhum movimento efetivo de integração local com a população venezuelana na região. Essa ação foi o primeiro passo nesse sentido. A integração local é um dos maiores desafios para pessoas em situação de refúgio e a ação em Lauro de Freitas foi ato de boa fé e inclusão”, afirma.

De acordo com Rafaela, a iniciativa teve como objetivo mapear e quantificar a população venezuelana no local, verificar as pessoas que necessitam de regularização migratória e dar entrada em processos de documentação, renovação de visto, mudança de endereço, entre outros. Além de identificar as fragilidades do município. “Assim que fizermos a consolidação desses dados vamos ajudar a Prefeitura a pensar as políticas públicas e formas de apoio a essa comunidade”, declara ela.

Além da UNIFACS e da prefeitura de Lauro de Freitas, a ação também contou com a parceria de instituições como Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SPM) e Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Foto: Divulgação/Unifacs




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *