25 de abril de 2024
  • :
  • :

So+ma, Braskem e Limpec inauguram unidade para recebimento de recicláveis em Camaçari

So+ma, Braskem e Limpec inauguram unidade para recebimento de recicláveis em Camaçari

A so+ma, startup de impacto socioambiental, inaugurará, nesta quarta-feira, 29, uma casa para recebimento de resíduos recicláveis, conhecida como casa so+ma, em Camaçari. Com patrocínio da Braskem, a unidade atenderá cerca de 300 mil moradores que vivem na cidade, sendo a primeira instalada na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Na capital baiana, a casa so+ma já conta com 12 postos de coleta.

A iniciativa, idealizada pela cientista comportamental Claudia Pires, quer estimular a prática da reciclagem, permitindo que a população reverta seus resíduos em pontos por meio do Programa so+ma vantagens e os troque por benefícios como cursos profissionalizantes, produtos básicos como mantimentos e itens de higiene ou ainda possa transferir doações para ONGs locais. O objetivo é chegar a uma arrecadação de 10 toneladas por mês de resíduos na unidade, que funcionará no Centro Comercial de Camaçari – “Feira”.

“Nosso programa surge como uma oportunidade socioambiental que visa tanto os preceitos da economia circular a partir do incentivo à reciclagem, a geração de emprego e renda para as Cooperativas, como economia e oportunidades de desenvolvimento social para a população”, afirma a fundadora do programa Claudia Pires.

Em Camaçari, o Programa so+ma vantagens é realizado com o apoio da Braskem, maior empresa petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros. “Contribuímos para desenvolver a cadeia de valor da reciclagem nas regiões onde atuamos, aprimorando tecnologias e soluções, mas também fortalecendo a economia circular por meio de parcerias como essa. Desta forma, estimulamos o consumo consciente, descarte correto, mas também incentivamos a geração de emprego e renda para a comunidade local, proporcionando ganhos sociais coletivos e relevantes”, pontua Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

A startup conta com o suporte da Prefeitura de Camaçari, por meio da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e também terá parceria com a cooperativa local COOPMARC que receberá os recicláveis para gerar renda.

“É um orgulho para a Limpec contribuir para a instalação Casa Soma em Camaçari. O trabalho que estamos desenvolvendo no incentivo à logística reversa é reforçado com o projeto que beneficia diretamente quem para ela contribui. Todos no ciclo ajudam e todos ganham”, diz Áldene Mota, Diretor Presidente da Limpec.

A so+ma, que é a primeira fintech do país a unir benefícios financeiros a atitudes que geram impacto social positivo, foi acelerada pela plataforma Braskem Labs, uma das maiores iniciativas de empreendedorismo de impacto socioambiental do Brasil. Além da Bahia, a startup também atua em Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

Confira o endereço:
Centro Comercial de Camaçari – Centro, Camaçari – BA, 42800-230.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *