29 de março de 2024
  • :
  • :

Evento em Salvador comemora os 100 anos da Justiça Militar

Evento em Salvador comemora os 100 anos da Justiça Militar

A Auditoria da 6ª Circunscrição Judiciária Militar, em Salvador, realizará a cerimônia comemorativa pelos 100 anos das Circunscrições Judiciárias Militares (CJM). O evento acontece nesta sexta-feira (1º), às 15h, na sede da Auditoria, localizada na Av. Luiz Viana Filho, 1600 – SMUS – Paralela.

A Primeira Instância da Justiça Militar da União (JMU) é composta por 12 CJM que se dividem em 19 auditorias espalhadas pelo território nacional. O primeiro centenário da Primeira Instância foi completado em 2020, contudo, em razão da pandemia, as comemorações alusivas à data passaram para este ano.

Dentre os convidados, estarão presentes autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e representantes das Forças Armadas. Presencialmente, o Ministro Ten Brig Ar Carlos Vuyk de Aquino irá representar o Superior Tribunal Militar (STM). Algumas autoridades participarão do evento por meio da plataforma Zoom e a solenidade será transmitida pelo canal do STM no Youtube.

A 6ª CJM, com sede em Salvador, tem jurisdição sobre os estados da Bahia e de Sergipe. Atualmente, a Auditoria é conduzida pela juíza federal da Justiça Militar Suely Pereira Ferreira. A juíza federal substituta da Justiça Militar Sheyla Costa Bastos Dias também atua no juízo.

Livro e exposição – Dentro da programação comemorativa ao Centenário da Primeira Instância, foi editado o livro “Cem anos de história: Auditorias da Justiça Militar da União”, de autoria de Maria Juvani Lima Borges e Luciana Lopes Humig. A obra traz registros documentais dos principais marcos históricos e legais do processo de estruturação da Primeira Instância desta justiça especializada e pode ser acessada gratuitamente por meio do portal do STM.

Foram, ainda, divulgados no site e nas redes sociais do STM, a exposição virtual que trata dos 100 anos das Auditorias e vídeos alusivos à data.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *