18 de abril de 2024
  • :
  • :

OMS alerta para aumento de casos da gripe aviária H5N6

OMS alerta para aumento de casos da gripe aviária H5N6

A Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstrou preocupação com o recente crescimento no número de casos da gripe aviária H5N6 entre humanos na China continental. O órgão ainda cobrou um aumento da vigilância para entender a origem e conter os danos do vírus.

Desde que foi confirmada em 2014, foram identificados apenas 48 casos em humanos, sendo que um terço deles foram registrados na China apenas nos últimos 3 meses.

“Uma vigilância geográfica mais ampla nas áreas afetadas na China e em áreas próximas é urgentemente necessária para entender melhor o risco e o recente aumento de contaminação por humanos”, disse um porta-voz da OMS ao site norte-americano BNO News.

Embora ainda não haja casos confirmados de transmissão entre humanos, a doença preocupa autoridades da área de saúde.

“As evidências epidemiológicas e virológicas atualmente disponíveis sugerem que os vírus da influenza A (H5N6) não adquiriram a capacidade de transmissão continuada entre humanos, portanto, a probabilidade de propagação entre humanos é baixa”, disse a OMS.

Ainda assim, a Organização defende a forte vigilância para detectar alterações virológicas, epidemiológicas e clínicas associadas aos vírus da influenza circulantes que podem afetar humanos. A doença conhecida por sua transmissão através do contato com aves domésticas já deixou 26 mortos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *