20 de abril de 2024
  • :
  • :

Bombeiros e brigadistas combatem incêndios florestais em 18 cidades baianas

Bombeiros e brigadistas combatem incêndios florestais em 18 cidades baianas

O combate aos incêndios florestais segue em diversas regiões da Bahia, principalmente nas regiões Oeste, Chapada Diamantina e Norte, totalizando 18 cidades. Agentes do Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMBA) têm trabalhado diariamente no combate aos focos.

Neste domingo (10), 171 bombeiros militares, sete brigadistas voluntários, 10 aeronaves modelo air tractor, um helicóptero do Graer/PMBA e um drone fazem parte da estrutura empregada para o combate aos incêndios florestais.

Eles estão divididos em bases nas regiões Oeste, Chapada Diamantina e Norte, onde estão realizando os combates de forma direta, além dos monitoramentos aéreos com lançamentos de água pelos aviões.

Confira a situação nos municípios atingidos por incêndios neste domingo:

– Barreiras: Na localidade de Serra Talhada a guarnição está atuando no foco principal resfriando e diminuindo a intensidade das chamas. Segundo os Bombeiros, duas aeronaves auxiliam no combate às chamas no local. Além disso, bombeiros seguem com trabalho de forma direta na localidade da Cachoeira do Redondo.
– Riachão das Neves: Os bombeiros estão realizando o combate direto às chamas. Aviões estão dando apoio e realizam o monitoramento aéreo.
– Barra: Na comunidade do Igarité, os bombeiros atuam com o combate direto nos focos. Aeronaves trabalham no apoio com monitoramento aéreo e na identificação de possíveis novos focos.
– Ibotirama: A guarnição realiza o combate direto na comunidade de Barreiro. Aviões seguem com apoio aéreo.
– Paratinga: Na localidade de Barreiro de Rosa/ Agreste de Paratinga o combate direto continua, assim como a confecção de aceiros.
– Correntina: Bombeiros e brigadistas locais conseguiram evitar que as chamas atingissem residências. O combate direto continua também em outros focos na região.
– Cotegipe: A guarnição está realizando o rescaldo e monitoramento.
– Buritirama: No povoado Cabeça de Vaca, os bombeiros continuam com o combate indireto e aumentando a extensão dos aceiros confeccionados.
– Santa Maria da Vitória: Os bombeiros realizam o combate de forma direta.
– Macaúbas, Boquira e Paratinga: – Seguem combates aos focos
– Itaguaçu da Bahia: Equipe dos bombeiros realiza o combate direto, porém a região possui extensa vegetação nativa, o que dificulta o acesso.
– Iraquara: Após monitoramento não foram identificados novos pontos de calor.
– Andaraí: Na região do Assentamento Mata Verde segue o combate direto, assim como a confecção de aceiros, numa área muito extensa.
– Livramento de Nossa Senhora: Os bombeiros que estão em solo orientam os pilotos das aeronaves no combate e monitoramento aéreo. Segundo os militares, a região é muito íngreme e a vegetação alta. Um helicóptero do Graer/PMBA também apoia o combate.
– Iramaia: Bombeiros com o apoio de brigadistas voluntários estão realizando o combate direto às chamas.
– Campo Alegre de Lourdes: Os bombeiros permanecem com o combate direto. Enquanto um drone realiza o monitoramento aéreo.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *