25 de abril de 2024
  • :
  • :

Itabuna tem quase 50 áreas com risco de deslizamento de terra

Itabuna tem quase 50 áreas com risco de deslizamento de terra

A Defesa Civil de Itabuna, no sul da Bahia, realizou um mapeamento depois do deslizamento de terra que invadiu nove imóveis na noite de terça-feira (12) e emitiu alerta apontando 47 áreas de alto risco no município.

A chuva atinge a cidade com menor intensidade nesta quinta-feira (14) e não chega a causar transtorno aos moradores. No entanto, o órgão ressalta que, em caso de risco de incidente com os imóveis, a população deve entrar em contato pelo telefone 153 e abandonar os locais imediatamente, para evitar consequências mais graves.

Entre terça (12) e quarta-feira(13), foram registrados mais de 40 mm de chuva em Itabuna – mais de 10 mm já é considerado chuva forte por meteorologistas.

De acordo com a prefeitura, apesar dos deslizamentos, não há famílias desabrigadas. As pessoas que tiveram as casas invadidas pela lama foram para residências de parentes, e retornaram aos imóveis depois da limpeza feita por operários da prefeitura.

No total 19 casas foram atingidas e três foram interditadas. Em uma delas, ocorria uma festa infantil no feriado do Dia das Crianças, quando o barro desceu. Em outra, parte de um muro cedeu. Apesar do susto e dos prejuízos, ninguém ficou ferido.

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, junto com a Defesa Civil, garantiu que vai acompanhar as famílias que tiveram prejuízos, sobretudo as que perderam alimentos por causa da enxurrada.

Ainda conforme a prefeitura, no momento em que a terra desceu estava sendo feita a terraplanagem de um terreno, onde está sendo feita uma obra de grandes proporções. Segundo a Defesa Civil, a construtora responsável foi acionada, enviou técnicos ao local atingido e dará “o apoio necessário” às famílias atingidas.

Foto: Reprodução TV Santa Cruz




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *