3 de dezembro de 2021
  • :
  • :

Seca: Governo federal reconhece situação de emergência em cinco cidades baianas

Seca: Governo federal reconhece situação de emergência em cinco cidades baianas

Cinco cidades do interior da Bahia tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, devido ao longo período sem chuvas. As cidades são Cansanção, Lençóis, Macururé, Ponto Novo e Utinga.

A relação de municípios afetados pela seca foi publicada na sexta-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o MDR, a estiagem já causa prejuízos em 426 cidades em toda a região Nordeste. Somente na Bahia, esse número chega a 108.

Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *