3 de dezembro de 2021
  • :
  • :

Instituto Cervantes terá exposição de fotografias do argentino Pedro Luís Raota

Instituto Cervantes terá exposição de fotografias do argentino Pedro Luís Raota

A cidade de Salvador recebe, durante o mês de novembro, com acesso gratuito do público, a exposição fotográfica “Identidade Gaúcha”, com obras do artista argentino Pedro Luis Raota, considerado um dos melhores fotógrafos do mundo. Como parte das comemorações pelo Dia da Tradição Argentina, a exposição começa no dia 10 de novembro e segue até o dia 29 deste mês, na sede do Instituto Cervantes Salvador (Av. Sete de Setembro, 2.792, Ladeira da Barra). O gaúcho argentino é um importante símbolo cultural do país, cuja força está ligada à imagem do trabalhador rural na região dos pampas.

Composta por 11 fotografias que marcam a trajetória do artista argentino, a mostra “Identidade Gaúcha”, estará com visitação aberta ao público de segunda a sexta, sempre das 9h às 19h. Este será o primeiro evento presencial realizado pelo Instituto Cervantes Salvador desde o início da pandemia da Covid-19, quando a instituição passou a realizar as aulas de espanhol e todos os seus eventos, culturais e institucionais, no formato virtual.

Vinculado ao Governo da Espanha, o Instituto Cervantes atua na promoção do idioma e da cultura espanhola, assim como dos países hispano falantes, e organiza a mostra do artista argentino em Salvador junto com o Consulado da República Argentina e o Consulado da Espanha.

A exposição retrata o talento único e memorável de Raota para capturar a profundidade do espírito humano em suas fotografias, marcadas por seu estilo característico, com sombras bem presentes e imagens humanistas, narrativas e reflexivas. Nelas, está presente a identidade cultural que une gaúchas e gaúchos e que se manifesta por meio de tradição e costumes, coragem e bravura.

Mesmo após seu falecimento, ocorrido em 1986, Pedro Luis Raota é ainda considerado um dos dez melhores fotógrafos do mundo. Sua arte e criatividade continuam surpreendendo os apreciadores da fotografia. Raota é, acima de tudo, um homem sensível que registrou imagens cheias de emoções.

Ao longo de sua próspera carreira, criou uma linguagem fotográfica de infinita clareza conceitual. A arte de Raota transmite, principalmente, sua profunda e ilimitada humanidade, que resgata as vivências comuns através de sua lente e de sua alma.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *