3 de dezembro de 2021
  • :
  • :

Camaçari vai ganhar primeira fábrica de amônia verde do Brasil

Camaçari vai ganhar primeira fábrica de amônia verde do Brasil

A antiga Fábrica de Fertilizantes do Nordeste (Fafen) foi reaberta nesta quarta-feira (3), no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Em 2020, a unidade foi adquirida pelo Grupo Unigel e recebeu cerca de R$ 95 milhões em investimentos, gerando 500 empregos diretos e indiretos.

O governador Rui Costa participou da cerimônia inauguração. Ele destacou que a fábrica é essencial para que o Brasil consiga se tornar um dos quatro maiores produtores de alimentos do mundo.

“Os maiores produtores de alimentos produzem internamente, em seus países, mais de 80% dos fertilizantes que precisam. O Brasil é o único que faz o inverso: produz apenas 20%. Então, do ponto de vista estratégico, é fundamental para a nação brasileira aumentar a produção de fertilizantes”, afirmou o governador.

Durante o evento, o fundador da Unigel, Henri Slezynger, disse que a empresa irá investir na primeira fábrica de amônia verde do país. Ela será construída em Camaçari e, segundo Slezynger, a previsão é de que as operações sejam iniciadas até o fim de 2022.

Além da Fafen Bahia, a empresa multinacional também arrendou a unidade da Fafen de Sergipe. Juntas, as duas plantas terão capacidade de produzir 925 mil toneladas de amônia, 1,125 milhão de toneladas de ureia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio.

Foto: Divulgação/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *