24 de abril de 2024
  • :
  • :

Parceria entre Prefeitura e UniFTC ofertará 1.300 consultas com especialidades médicas

Parceria entre Prefeitura e UniFTC ofertará 1.300 consultas com especialidades médicas

Uma parceria inédita entre a Prefeitura e a Universidade de Tecnologia e Ciências (UniFTC), possibilitará a realização de mais 1.300 consultas especializadas em Salvador, incluindo ginecologia, pediatria e hematologia. A iniciativa tem como proposta a criação da primeira Unidade Docente Assistencial (UDA) no município.

O empreendimento pioneiro na Bahia é um modelo já adotado na cidade de Maceió – Alagoas. Ao tomar conhecimento, o Secretário Municipal da Saúde, Leo Prates, esteve na capital alagoana para conhecer de perto o projeto, visando implantar em Salvador. “Para isso dialogamos com a UniFTC, e estamos criando juntos essa estratégia, que mostra o compromisso social da UniFTC com a população de Salvador, o que está para além das salas de aula e da educação”, declarou.

As 1.300 consultas especializadas disponíveis nos postos de saúde, e as pessoas também poderão ser atendidas em um dos vinte e oito (28) consultórios da UniFTC, que irá ampliar para cinquenta e seis (56). Conforme Prates, um dos méritos dessa gestão foi trazer a Universidade para dentro da Secretaria. “Já temos com a FTC um forte Programa de Residência em Saúde da Família, e agora iniciamos mais uma iniciativa eficaz para cuidar de nossas pessoas”, salienta.

De acordo com os pesquisadores José Francisco Gontan e Albiero Sérgio Fernando Torres, estudos indicam que a integração ensino-serviço pode favorecer a diminuição da distância entre a formação universitária, a realidade local e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando assim o compromisso com seus princípios, além de permitir desenvolver ações e projetos que aproximem objetivos pedagógicos das prioridades locais, e ainda criar sinergias entre os cursos, professores e estudantes que atuam nos serviços.

Foto: Divulgação/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *