18 de abril de 2024
  • :
  • :

Castramóvel desembarca em Pau da Lima a partir desta segunda

Castramóvel desembarca em Pau da Lima a partir desta segunda

O Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, inicia nesta segunda-feira (8) os atendimentos à população do bairro de Pau da Lima, em Salvador. Diariamente, são realizados cerca de 30 procedimentos de segunda a sexta, das 8h às 13h. O Castramóvel ficará na Rua Pastor José Guilherme de Moraes, 7, próximo à Delegacia Territorial.

Um outro equipamento itinerante permanece na localidade de São Cristóvão, ampliando o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos. A estrutura está instalada na Rua São Paulo, 145, ao lado do Shopping São Cristóvão.

“A castração prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, explicou Tainara Ferreira, diretora da Diretoria de Proteção Animal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

As castrações podem ser agendadas no e-mail agendamento.dipa @ gmail. com ou presencialmente nos postos de saúde da rede municipal. Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Por conta da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, para não gerar aglomeração.

Foto: Jefferson Peixoto/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *