25 de abril de 2024
  • :
  • :

Fiéis participam do tríduo em preparação à Festa de Reis na Lapinha

Fiéis participam do tríduo em preparação à Festa de Reis na Lapinha

Com o tema “Com os Santos Reis, seguimos a verdadeira estrela: Jesus Cristo!”, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Lapinha) realiza o tríduo em preparação à Solenidade da Epifania do Senhor – Festa de Reis, de 2 a 4 de janeiro, sempre com início às 18h30; e, no dia 5, no mesmo horário, haverá Celebração Eucarística. Contudo, não acontecerá desfile dos ternos e nem a carreata que estava previamente agendada, em virtude da pandemia e do surto de gripe.

No dia Solene, 6 de janeiro, a programação terá início com a alvorada, às 6h, seguida da recitação do Terço, às 7h. Serão celebradas Missas às 8h, às 11h e às 18h30. Após cada Celebração Eucarística os fiéis são convidados a apresentarem as palhas dos presépios, que serão queimadas, como acontece todos os anos, na Missa das 18h30. É importante ressaltar que serão arrecadados alimentos não perecíveis e cobertores que serão destinados para as famílias atingidas pelas enchentes no Sul e no Extremo Sul da Bahia.

*Festa dos Santos Reis*

A Solenidade da Epifania do Senhor, também conhecida como “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela. Os três Reis Magos levaram a Jesus ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

A intenção dos evangelistas ao mostrar os magos vindos do Oriente foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo. A festa popular – também conhecida como Folia de Reis – foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.

Texto e foto: Pascom da Arquidiocese de Salvador




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *