29 de abril de 2024
  • :
  • :

Escritora Isa Colli lança livro para motivar crianças que lutam contra o câncer

Escritora Isa Colli lança livro para motivar crianças que lutam contra o câncer

O Instituto Ronald McDonald, uma organização sem fins lucrativos, que há mais de 22 anos atua para aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil, lança agora um projeto pioneiro na área da educação. Chico e Sonia Neves, gestores do Instituto, tinham um sonho de levar o tema para as salas de aulas e convidaram para essa empreitada a jornalista e escritora Isa Colli, que aceitou prontamente o desafio.

“Tulipa Glória e sua amiga Vitória”, não é apenas um livro. É um projeto em parceria com o Instituto Ronald McDonald, em que parte da renda com as vendas é revertida para o tratamento de pacientes com câncer. O trabalho deles é muito sério, já que promovem a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais e a capacitação de profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Além disso, não medem esforços para disseminar informações sobre a doença. Para mim, foi uma honra ser escolhida para dar forma ao projeto”, afirma Isa.

O título infantil, que aborda o câncer de maneira lúdica, tem como objetivo motivar e trazer esperança às crianças que lutam contra essa doença e aos seus familiares. A obra conta a história de amizade entre a sementinha Glória e a menina Vitória, que está em tratamento contra a leucemia.

O livro vem acompanhado de um material didático elaborado pela renomada educadora Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu, professora associada de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de acordo com os princípios e fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, para ajudar o professor desenvolver o tema em sala. Esse material será disponibilizado gratuitamente.

“Estamos dando um grande passo com esse livro. O tema do diagnóstico precoce é uma das linhas de atuação do Instituto Ronald McDonald. O livro é uma maneira de abordar esse assunto com a educação, na linguagem das crianças. É uma ideia pioneira no Brasil que pretendemos levar para várias escolas do ensino fundamental do país. Podemos fazer a diferença na vida de muitas crianças ”, diz Chico Neves, presidente institucional do Instituto Ronald Chico Neves.

Sonia, esposa de Chico e presidente voluntária da Casa Ronald McDonald, conta que eles tiveram um filho que faleceu devido à leucemia e sabe o quanto é difícil.

“Até porque há tempos atrás, na época em que ele adoeceu (1990), a medicina não estava tão avançada como hoje está. As esperanças de lá eram menores que agora. E esse livro fala justamente disso: da superação, da força. Acho que ele vai ser importante não só para as escolas, mas dentro das casas também. Que as mães possam ler esse livro e ter esperança de que elas podem conseguir a vitória”, diz Sonia.

Acessibilidade e inclusão – Ainda faz parte do projeto a música tema da obra “O canto da Vitória”, de autoria de Isa Colli e de seus parceiros, os escritores e músicos, Renato Oliveira e Marcelo Correia. A canção conta com animação, tradução em libras e um audiobook para promover inclusão e acessibilidade.

Prevenção – De forma leve, o livro pretende ensinar aos pequenos como superar problemas difíceis, como as doenças.

“Espero que o livro ajude a transmitir força aos pequenos leitores, dando esperança de que dias melhores virão. E que todos percebam a importância da prevenção, inspirando-se a ser agente motivador junto aos que estão passando por alguma situação de doença na família”, afirma Isa Colli.

Como adquirir o livro – O livro está disponível para compra no site collibooks.com/tulipa-gloria-e-sua-amiga-vitoria/ com frete fixo e nas maiores plataformas de venda. Valor: R$ 49,90.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *