28 de março de 2024
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Parceria com escolas comunitárias garante mais 18 mil vagas na Educação Infantil de Salvador

Parceria com escolas comunitárias garante mais 18 mil vagas na Educação Infantil de Salvador

Uma parceria firmada nesta terça-feira (22), entre a Prefeitura e 133 escolas comunitárias, amplia em 18.535 as vagas da Educação Infantil na capital baiana. Com investimento de quase R$100 milhões de recursos do Município, os termos de colaboração foram assinados pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, além de representantes das instituições, no Hotel Fiesta, no Itaigara.

O ato garante o repasse de recursos que possibilitam a oferta de vagas nos segmentos creche (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos), em áreas onde a rede municipal ainda não consegue atingir. “A nossa rede é composta por três segmentos: a rede própria, com mais de 90% das vagas, a rede contratada, com o programa Pé na Escola, que atende quase 19 mil crianças; e a rede conveniada, com a participação de instituições filantrópicas e comunitárias, que ajudam na oferta de vagas em toda a cidade. Temos, neste último caso, um universo de aproximadamente 18 mil crianças, sendo três mil novos alunos absorvidos de 2020 para cá, com o aumento da crise e o fechamento de instituições particulares, em decorrência da pandemia”, explicou o prefeito.

Durante a cerimônia, o chefe do Executivo municipal traçou um panorama da atual situação da educação em Salvador. “Estamos entregando 32 novas escolas entre 2022 e 2023, entre dez já entregues, seis em construção e outras a iniciar construção ou aguardando abertura de licitação. Esse trabalho em parceria nos permite garantir as vagas e oferecer uma educação de qualidade, que é o nosso maior desafio”, declarou Bruno Reis.

O gestor ainda destacou que o impacto causado pela pandemia de Covid-19, que impôs a suspensão de atividades em sala de aula e a adoção do ensino remoto, faz com que uma das principais metas seja a recuperação do conteúdo curricular. “É necessário garantir a absorção de conceitos fundamentais, investir na tecnologia, letramento digital, tornando o aprendizado ainda mais desafiador, onde o trabalho em conjunto é essencial para recuperar o tempo perdido com eficiência”.

*Convênio* – O secretário Marcelo Oliveira destacou a importância do trabalho das instituições filantrópicas na ampliação e oferta de vagas suplementares para a rede municipal de ensino, beneficiando principalmente as crianças em situação de vulnerabilidade social.

“Esta é uma parceria que foi gradativamente aumentando sua importância, em especial nos últimos anos, desde que a pandemia resultou em suspensão de aulas, prejudicando as escolas privadas, devido à redução da renda das pessoas, e transferindo uma demanda de aproximadamente 30 mil crianças para a rede municipal. Essa absorção não seria possível se não pudéssemos contar com as entidades privadas e filantrópicas, que são nossos grandes parceiros neste desafio de não deixar as crianças sem escola”, declarou.

*Parceria* – Para 2022, os repasses somam R$99,3 milhões – valor 52% maior que os R$65 milhões investidos em 2021. O número de alunos teve um incremento de 19%, o que representa 3 mil novas vagas. Do total de crianças atendidas pelas instituições neste ano, 8.809 são da pré-escola e 9.726 de creches. Os termos firmados têm duração de um ano letivo e possibilitam a oferta de vagas em áreas onde a rede municipal ainda não consegue atingir.

As escolas comunitárias são instituições sem fins lucrativos, geridas pela própria comunidade e oriundas de um movimento nacional constituído de camadas excluídas da população que não tinham acesso à Educação Infantil. O aumento das parcerias com essas instituições faz parte da estratégia da Prefeitura para ampliar o acesso das crianças à creche e à pré-escola. Os dados apontam que, de 2012 a 2022, o número de entidades conveniadas com a Prefeitura cresceu mais de quatro vezes, saltando de 30 para 133. No mesmo período, os valores repassados passaram de R$2,1 milhões para R$99,3 milhões.

Para Keyla Ribeiro Telles, da Associação Educativa e Cultural Maria Emília/Escola São José, situada no Engenho Velho de Brotas, o trabalho realizado em parceria com a Prefeitura é muito gratificante, por ofertar um suporte necessário a crianças que possivelmente sofreriam algum atraso na educação sem a oferta extra de vagas que esta ação proporciona.

“Esse trabalho possibilita a educação das crianças do nosso entorno, garantindo o mínimo que as precisam, para que possam finalmente se desenvolver como devem, nos diversos aspectos. Também nos permite desenvolver nossa missão em apoio às famílias mais carentes, e proporcionar um ensino para formar pessoas que, futuramente, vão contribuir para a formação de uma sociedade melhor”, avaliou.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




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