29 de março de 2024
  • :
  • :

Defesa Civil Nacional alerta para fortes chuvas no Recôncavo Baiano até segunda

Defesa Civil Nacional alerta para fortes chuvas no Recôncavo Baiano até segunda

A Defesa Civil Nacional informou, nesta sexta-feira (15), que um Sistema Frontal está entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, podendo causar pancadas de chuva localmente fortes. O fenômeno atmosférico tende a avançar para o norte, devendo causar elevados volumes de chuva na região do Recôncavo Baiano, incluindo Salvador, entre este sábado (16) até a segunda-feira (18), segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

O informe soma-se ao alerta divulgado na última quarta-feira (13), pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a previsão é de que a partir deste sábado (16) até a próxima quinta-feira (21) haverá, em Salvador, a atuação de uma frente fria vinda da região Sudeste com possibilidade de acumulados de chuvas expressivos e rajadas de vento. Em consequência do mau tempo, há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

“Nossa orientação para as comunidades que estão em áreas de risco é que mantenham a calma e sigam os alertas da Defesa Civil, encaminhadas por SMS e pelas sirenes. Caso necessário deixem imediatamente suas casas, dirigindo-se às unidades de acolhimentos previamente estabelecidas nos treinamentos dos simulados de evacuação de área”, indica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Alerta – O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) está em alerta e apto para atender às demandas solicitadas pela população da capital baiana. A tendência é de que as chuvas continuem até sexta-feira (22), reduzindo a intensidade de forma gradativa.

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece em plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins.

A Codesal também emite alertas por SMS para que o cidadão não seja pego de surpresa. Basta enviar um SMS com o número do CEP de residência para 40199 e receber os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *