19 de abril de 2024
  • :
  • :

Alunos do curso de energia solar já atuam no mercado de trabalho em Salvador

Alunos do curso de energia solar já atuam no mercado de trabalho em Salvador

Quatro alunos do curso de montador de sistema fotovoltaico já comemoram a inserção no mercado de trabalho, resultante da capacitação promovida pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). A iniciativa faz parte do conjunto de ações de qualificação do Programa Treinar para Empregar, da Prefeitura de Salvador, em parceria com a Trecon, empresa especializada em treinamento e manutenção de sistemas elétricos e a Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica (ABS).

Caíque Pedro de Souza, um dos formandos, agradeceu a oportunidade de participar do curso e anunciou a contratação. Ele também deixou uma mensagem de incentivo aos futuros colegas. “Quem tem o desejo de entrar nessa área, que o realize, pois seus objetivos serão conquistados”, pontuou.

Ednaldo Ribeiro, ex-aluno do curso e também já empregado no setor, ressaltou a qualidade da capacitação. “Foram três meses muito proveitosos, que agregaram muito, tanto na teoria quanto na prática, aprendendo as técnicas para operar sistemas fotovoltaicos. Estou muito feliz, trabalhando com o que aprendi, então posso dizer que a ação teve um excelente resultado”, sublinhou.

Tendência global – A escolha da habilitação acompanha a tendência global do mercado, no uso de energia solar, como solução para o desenvolvimento sustentável, democratizando oportunidades aos trabalhadores de Salvador, para atuar no segmento. Totalmente gratuita, a capacitação, que formou 18 estudantes na primeira turma e abriu uma segunda, com 21 alunos, foi ministrada pela Trecon e cumpriu uma carga horária de 120 horas, distribuídas em quatro módulos.

Com aulas teóricas e práticas, os alunos adquirem conhecimentos sobre o funcionamento e montagem do sistema fotovoltaico, a normatização que estabelece os requisitos de proteção para o trabalho em altura (NR35) e segurança em instalações e serviços de eletricidade (NR10).

Umaraci Lázaro, gestor da Trecon, destacou as oportunidades oferecidas pelo mercado de energia solar na Bahia. “O estado lidera a geração de energia solar no Brasil. Há uma grande demanda de trabalho, mas falta mão de obra capacitada”.

Ele diz que o curso propicia uma capacitação profissional diferenciada para ajudar a preencher uma lacuna no mercado. “Além da carga horária superior à da média do mercado e do foco nas normativas de segurança, são formados não apenas operadores do sistema, mas futuros empreendedores em energia solar”, ressaltou.

Foto: Otávio Santos/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *