28 de março de 2024
  • :
  • :

Rússia anuncia corte do fornecimento de energia para a Finlândia

Rússia anuncia corte do fornecimento de energia para a Finlândia

A Rússia suspendeu o fornecimento de eletricidade para a Finlândia neste sábado. A informação foi confirmada pela operadora de energia finlandesa. A medida é vista como uma retaliação após o país oficializar a intenção ingressar na Otan, aproximando militares do Ocidente da fronteira russa.

— (As exportações) estão zeradas atualmente, desde a meia-noite, como anunciado — disse à AFP Timo Kaukonen, responsável pelas operações da Fingrid.

Na noite de sexta-feira, a operadora RAO Nordic, subsidiária com sede em Helsinque do grupo estatal de eletricidade russo InterRAO, anunciou que suspenderia a entrega de energia, mas citou como justificativa problemas com pagamentos. A Finlândia informou que a Rússia fornece apenas uma pequena porcentagem da eletricidade do país, que pode ser substituída por fontes alternativas.

A decisão do governo nórdico de abandonar a neutralidade militar que manteve durante a Guerra Fria constitui uma das maiores mudanças na segurança europeia em décadas. Há expectativa de que a Suécia vá seguir os passos da Finlândia nos próximos dias.

A mudança anunciada na quinta-feira ocorreu enquanto a guerra da Rússia na Ucrânia aproxima-se de outro ponto de inflexão, com as forças ucranianas repelindo as tropas russas da região em torno de Kharkiv, a segunda maior cidade do país, em seu avanço mais rápido desde que forçou a retirada da Rússia dos arredores da capital e do Nordeste, há mais de um mês.

Fonte: Agências Internacionais




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *