19 de agosto de 2022
  • :
  • :

SpaceX vai lançar dois satélites brasileiros ao espaço nesta quarta

SpaceX vai lançar dois satélites brasileiros ao espaço nesta quarta

Nesta quarta-feira (25), a SpaceX lançará dois satélites de sensoriamento remoto por radar (SRR) para a Força Aérea Brasileira (FAB). O lançamento, previsto para as 15h25, será realizado por um foguete Falcon 9 a partir do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.

A ação será acompanhada a partir do Centro de Operações Espaciais (COPE), em Brasília (DF), com transmissão, ao vivo, pelo canal oficial da SpaceX no Youtube.

Os satélites, nomeados de Carcará I e Carcará II, são os dois primeiros do Projeto Lessonia-1, destinado a estabelecer uma constelação de satélites brasileiros na órbita baixa da Terra. Cada satélite pesa 100 kg, tem uma dimensão de 1 metro cúbico e cinco painéis solares.

Além de atender as demandas operacionais das Forças Armadas do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), os dados coletados por estes satélites também ficarão disponíveis para agências não governamentais.

O sistema de imagens do Projeto Lessonia consegue criar imagens de alta resolução a qualquer hora do dia, uma vez que os sinais dos satélites atravessam as nuvens. Assim, será possível monitorar continuamente o território brasileiro.

Estes satélites apoiarão atividades como o combate ao tráfico de drogas e mineração ilegal, atualização de dados cartográficos, navegabilidade dos rios, registro de queimadas e desastres naturais, além de monitorar a Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

Foto: SpaceX/Divulgação
Fonte: Com informações do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *