19 de agosto de 2022
  • :
  • :

Papa nomeia dois brasileiros entre os 21 novos cardeais da Igreja

Papa nomeia dois brasileiros entre os 21 novos cardeais da Igreja

O Papa Francisco escolheu dois brasileiros entre os 21 novos cardeais da Igreja Católica. São eles Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo Metropolitano de Brasília e Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo Metropolitano de Manaus.

Os religiosos serão nomeados cardeais católicos romanos em uma cerimônia conhecida como consistório, no dia 27 de agosto.

Cardeais eleitores com menos de 80 anos poderão entrar em um conclave para eleger o próximo papa depois que Francisco morrer ou se aposentar.

Dom Paulo Cezar Costa – Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, 54, é natural da cidade de Valença, no Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote em 1992, na Diocese de Valença. Foi pároco, reitor do seminário e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC).

O religioso é graduado em teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2001).

Foi nomeado Arcebispo de Brasília, pelo Papa Francisco, em 2020, tendo tomado posse na Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 12 de dezembro.

Dom Leonardo Ulrich Steiner – Da congregação Ordem dos Frades Menores, Dom Leonardo Ulrich Steiner, 71, nasceu em Forquilhinha, em Santa Catarina.

O religioso estudou filosofia e teologia nos Franciscanos de Petrópolis. Formado em filosofia e pedagogia na Faculdade Salesiana de Lorena, foi ordenado sacerdote em 1978.

Em 2019, foi nomeado pelo papa Francisco como Arcebispo Metropolitano de Manaus.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *