28 de março de 2024
  • :
  • :

Salvador sedia Semana da Colômbia desta quarta até sábado

Salvador sedia Semana da Colômbia desta quarta até sábado

O início do mês de junho será de programação especial, em diversos espaços da cidade. De quarta-feira (1º) a sábado (4), será celebrada a Semana da Colômbia em Salvador, uma iniciativa da Embaixada da Colômbia no Brasil, em parceria com o Escritório de Cooperação Internacional (ECI) e do Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres, da Prefeitura de Salvador, além do Instituto Cervantes e do Senac.

A semana comemora os 95 anos de um ponto crucial da história entre os dois países. No dia 24 de abril de 1907, foi assinado o Tratado Vásquez Cobo – Martins, com o objetivo de definir os limites dos 1.644 km de linha de fronteira entre a Colômbia e o Brasil.

Segundo Natália Peixoto, analista internacional do setor cultural do ECI, a semana é também uma forma de tratar projetos juntos, viabilizando ações não só em Salvador, mas em Ibagué, cidade colombiana parceira da capital baiana. “Além da Semana da Colômbia em Salvador, em um futuro próximo a ideia é ter a Semana de Salvador na Colômbia. E isso vai acontecer graças ao acordo de cooperação”, anunciou.

Gastronomia – Na quarta-feira (1º), a programação começa às 12h, com um buffet temático, elaborado pelo chef colombiano Manuel Mendoza, no Restaurante Escola Senac Casa do Comércio. Mais informações no site https://www.ba.senac.br/semanadacolombiassa.

Também na quarta, a partir das 18h, o Instituto Cervantes será palco da mesa redonda “Salvador e Cartagena das Índias: Diálogo entre cidades fortalezas”, com o historiador Francisco Senna e o diretor do Museu Histórico de Cartagena, Moises Marin. A moderadora será Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). A entrada é gratuita.

Na quinta-feira (2), o café será o tema de um encontro aberto ao público, no Restaurante Escola Senac Pelourinho, no Museu da Gastronomia Baiana, a partir das 16h30. A “Hora do Café” contará com um bate-papo com especialistas e degustação do legítimo café colombiano.

Já às 19h, a Conexão Colômbia x Brasil aporta no restaurante Omi. Na ocasião, os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca se juntam ao chef Manuel Mendoza, no preparo de um menu especial no restaurante, localizado no Fera Palace, na Rua Chile. Mais informações sobre este evento através do telefone (71) 99653.5703.

Dança – Neste mesmo dia, às 18h, o espaço Boca de Brasa localizado no Subúrbio 360, em Coutos, receberá uma oficina para jovens, com a presença de bailarinos da cidade de Ibagué, na Colômbia, e do Balé Folclórico da Bahia. Nathalia Peixoto destaca que as duas cidades têm riquezas culturais muito fortes. “Por essa razão decidimos fazer este intercâmbio entre os balés da Bahia e de Ibagué, com a oficina na quinta e a apresentação na sexta-feira”.

Além disso, Nathalia lembra que Salvador e Ibagué são reconhecidas pela Unesco como ‘Cidades da Música’, o que reforça a riqueza cultural e é mais um ponto em comum para a cooperação entre ambas.

Na sexta-feira (3), às 17h30, os balés folclóricos da Colômbia e da Bahia se encontram novamente, para uma apresentação no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho. Os grupos levarão ao Centro Histórico de Salvador apresentações com músicas colombianas e brasileiras.

O concerto musical que acompanhará os balés contará com músicos colombianos que fazem parte da Orquestra Sinfônica da Bahia, além de oito músicos vindos da Colômbia especialmente para a semana.

Encerramento – Já no sábado (4), encerrando a semana, o Restaurante Escola Senac Casa do Comércio receberá o jantar a quatro mãos, elaborado por chefs do Senac e o chef Manuel Mendoza.

As atividades da semana temática contam ainda com a parceria do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Restaurante Omi, Copa Airlines, do instagram Salvador Latina, Latam Airlines e da agência de viagens Happy Tour.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *