18 de abril de 2024
  • :
  • :

Profissionais de saúde podem participar de programa de atenção integral à pessoa autista do CRE-TEA

Profissionais de saúde podem participar de programa de atenção integral à pessoa autista do CRE-TEA

Profissionais de saúde de nível superior que atuam na Rede de Atenção à Saúde de todo o estado da Bahia podem participar do Programa de Apoio Matricial para Atenção Integral à Pessoa Autista. Realizada pelo Centro de Referência Estadual Para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA), a iniciativa tem inscrição gratuita e visa capacitá-los para fornecer um melhor atendimento aos pacientes com TEA nos seus municípios de origem.

No total, serão disponibilizadas 40 horas de webaulas e apoio matricial. O programa será realizado de junho a outubro, com emissão de certificado. As Inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 12 de junho no link: bit.ly/ApoioMatricial2022-2.

“O programa tem como objetivo qualificar as equipes de saúde referência em seus respectivos territórios, através de webaulas que compõem as diretrizes do apoio matricial. Possibilitando, portanto, a equidade nos atendimentos dos serviços públicos de saúde independentemente do seu diagnóstico. Trata-se de uma iniciativa destinada a estes profissionais e totalmente gratuita, que visa melhorar a qualidade do cuidado e a capacidade de tomada de decisão dessa Rede para atenção à pessoa com TEA”, ressalta a coordenadora técnica do CRE, Jade Isis.

As aulas do curso do programa de educação permanente estão sob a responsabilidade da psiquiatra da infância e da adolescência do programa de apoio matricial, Márcia Andrade Pinho, em parceria com a equipe multiprofissional do CRE.

O CRE é o primeiro centro no Brasil com um modelo docente-assistencial. Ele atua através do apoio matricial, estratégia que resulta na capacitação de profissionais do sistema público de saúde de diferentes municípios do estado para a construção compartilhada do cuidado de pessoas com TEA. É por meio do apoio matricial que o Centro consegue contribuir para que esses profissionais possam atender pacientes com TEA nos municípios onde moram.

Resultado de uma parceria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com a Liga Álvaro Bahia, o CRE está instalado no prédio que foi doado à entidade, onde funcionou a antiga Escola de Puericultura Raymundo Pereira de Magalhães, fundada pela Liga, em 1937.

Foto: Divulgação/Ascom




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *