24 de abril de 2024
  • :
  • :

Comissão de Finanças da Câmara aprova projeto de Kannário que cria regras para venda de ácidos

Comissão de Finanças da Câmara aprova projeto de Kannário que cria regras para venda de ácidos

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14) o projeto de lei 3372/2019 do deputado federal Igor Kannário (União Brasil) que cria regras para a venda de ácidos que causam queimaduras graves. A proposta exige a apresentação de documento oficial de identificação e comprovante de residência para compra dos ácidos clorídrico (muriático), nítrico, fosfórico e sulfúrico.

Pelo texto, os dados do comprador serão anotados em nota fiscal, que será retida pelo estabelecimento, em livro próprio para o registro ou em sistema informatizado. A matéria foi aprovada também pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara.

O relator do projeto na comissão é o deputado Felipe Rigoni (União Brasil), que emitiu parecer favorável à aprovação do texto. A proposta prevê que quem descumprir as regras de comercialização ficará sujeito a multa, em valor não superior a 50 salários mínimos; suspensão do alvará de funcionamento por até 6 meses; e cassação do alvará.

“Fico satisfeito por ver este projeto avançar. Infelizmente, temos registros de diversos casos em que os homens utilizaram ácido contra suas companheiras, com único e exclusivo objetivo de desfigurar a estética e, em muitos casos, refletindo na exclusão social delas, quando não terminam em mortes. É preciso que o Congresso dê uma resposta para inibir estes crimes”, salientou.

Quando foi vereador de Salvador, Kannário apresentou um projeto com esta mesma finalidade. A proposta foi aprovada e virou lei na capital baiana. “Isso impactou positivamente na redução de casos de violência contra a mulher com o uso deste tipo de material corrosivo”, destacou o parlamentar.

Foto: Divulgação/Ascom




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *