16 de abril de 2024
  • :
  • :

Mais de 110 mil cidadãos se vacinaram contra Covid-19 nos mutirões em Salvador

Mais de 110 mil cidadãos se vacinaram contra Covid-19 nos mutirões em Salvador

O Arraiá da Vacinação, montado na terça-feira (14) pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), registrou marca superior a 24 mil soteropolitanos vacinados contra Covid-19. Com o êxito das últimas estratégias, a capital baiana elevou para 97% o percentual de cobertura vacinal tanto com a 1ª quanto com a 2ª dose do imunizante, e para 69% a cobertura da 3ª dose, com 110 mil soteropolitanos imunizados no total.

O secretário da SMS, Decio Martins, atribui os expressivos resultados ao apoio massivo da população que tem compreendido a importância de completar todo o esquema vacinal, sobretudo, com a proximidade das festas juninos. “Continuaremos investindo forte nessas estratégias, pois os soteropolitanos voltaram a comparecer em nossos postos de vacinação, e os números estão melhorando paulatinamente. Os mutirões e o Arraiá estão cumprindo o propósito de motivar a população a irem se vacinar. Conclamamos a todos que ainda não receberam os imunizantes pendentes para que façam a sua parte o quanto antes, pois a segurança de todos depende disso”, alerta.

*Estratégia geral* – Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura retomou a imunização de todas as doses nos postos da capital. Até as 16h, além dos postos fixos convencionais, a estratégia também terá três pontos com drive-thru para imunização adulta: 5º Centro de Saúde, nos Barris; Shopping Bela Vista; e no Atakadão Atakarejo, de Fazenda Coutos. Em seis horas de estratégia, já foram vacinados 16 mil cidadãos.

Durante a mobilização, as unidades disponibilizarão as 1ª e 2ª doses da vacinação infantil, para crianças de 5 a 11 anos, inclusive os pequenos com imunossupressão, bem como, as 3ª e 4ª doses para a população adulta elegível. A aplicação da 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais acontece no esquema “Liberou Geral”, ou seja, o imunizante é aplicado independentemente do indivíduo ser morador de Salvador ou não ter tomado as doses anteriores na cidade. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, originais e cópias do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia. Já para ter acesso à 4ª dose, as pessoas com 50 anos e trabalhadores da saúde devem ter um intervalo de quatro meses do recebimento da 3ª dose, ou seja, estão habilitados aqueles que tomaram até 15 de fevereiro de 2022. É necessário ter o nome na lista do site da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br. Os postos podem ser conferidos no site da SMS e nas redes sociais da Prefeitura.

Foto: Lucas Moura/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *