19 de agosto de 2022
  • :
  • :

Sisu abre inscrições para 5,8 mil vagas no ensino superior na Bahia

Sisu abre inscrições para 5,8 mil vagas no ensino superior na Bahia

Serão abertas nesta terça-feira (28) as inscrições para o segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo serão ofertadas 65,9 mil vagas para ingresso em 73 instituições públicas de ensino superior. Na Bahia, sete universidades concedem 5.858 vagas para estudantes que visam a troca externa de instituição, curso ou a primeira vaga em uma estadual ou federal. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) disponibiliza o maior número de vagas dentre as baianas: 1.556 em 38 cursos.

Completam a lista a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), com 1.061 vagas em 28 cursos; Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com 860 vagas em 51 cursos; Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com 1.080 vagas em 30 cursos; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), com 331 vagas em 20 cursos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), com 950 vagas em 29 cursos e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), com 20 vagas em um curso. As informações estão de acordo com dados abertos do Ministério da Educação (MEC).

Para se inscrever no Sisu, é necessária a realização do Enem de 2021 com resultado superior a zero na Redação. Treineiros – alunos que concluirão o Ensino Médio após o ano de realização do Enem – também não poderão participar do processo.

Aos aptos, é preciso ter conta no endereço virtual Gov.br. A inscrição é gratuita e válida até 1º de julho. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de julho.

Aos aprovados – conforme nota superior às de corte nos cursos selecionados -, o registro acadêmico deve ser feito de 13 a 18 de julho. Já candidatos que não passaram nas duas modalidades inscritas ainda poderão esperar chamadas seguintes. Para isso, é necessário manifestar interesse na lista, entre 6 a 18 de julho.

Estratégias para se dar bem no Sisu:
– Monitore as notas de corte ao menos uma vez por dia;
– Compare notas de todos os dias para, no último, escolher o curso e universidade mais próximos da sua realidade;
– Liste as faculdades que gostaria de entrar e suas notas de cortes nos últimos três anos;
– Fique de olho no site: acessounico.mec.gov.br.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *