19 de abril de 2024
  • :
  • :

Bruno Reis entrega geomanta em Boa Vista do Lobato

Bruno Reis entrega geomanta em Boa Vista do Lobato

Moradores da Rua Oswaldo Martins de Castro, em Boa Vista do Lobato, passaram a viver com mais segurança, principalmente em dias de chuva, após a Prefeitura instalar a proteção de encosta na região. A geomanta foi entregue nesta quarta-feira (13), pelo prefeito Bruno Reis, ao lado do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, e demais gestores municipais.

A iniciativa responde a uma demanda histórica da população local que, por décadas, viveu em situação de risco. A região, historicamente uma das mais críticas áreas de risco da Cidade Baixa, por estar situada sobre uma falha geológica, foi contemplada com uma geomanta aplicada em 1.438,90 m² e investimento de quase R$300 mil, que beneficiou 294 famílias.

O prefeito lembrou, durante a entrega, que a Prefeitura tem dedicado atenção contínua à proteção das encostas da cidade. “Devido à irregularidade de sua geografia, Salvador convive com a carência de áreas planas, o que leva as pessoas a construir em morros e encostas. Desde o início desta gestão demos prioridade a este tema e, somado à experiência de oito anos da gestão anterior, conseguimos ajudar a combater este problema de modo que não temos registrado nenhum óbito em decorrência das chuvas”.

O encarregado de seção Eliaquim Bonfim, 34 anos, lembrou que durante mais de dez anos vivendo na localidade, conviveu com a sensação constante de medo. “O barranco era bastante irregular. A casa de minha avó desabou em duas oportunidades. Ainda assim conseguimos reconstruir o imóvel, e tivemos muito prejuízo”.

*Experiência* – A cerimônia contou ainda com gestores da cidade paulista de Francisco Morato, que vieram à capital baiana para conhecer a expertise de Salvador no trato com problemas relacionados à chuva, em especial em contenção de encostas. O vice-prefeito da cidade, Ildo Gusmão, ficou bastante impressionado com a técnica da geomanta e seus resultados.

“Não conhecíamos esta técnica, exceto por matérias que acompanhamos. Por conta disso, entramos em contato com a Prefeitura, em especial a Codesal, para combinarmos de vir a Salvador e ver a experiência de vocês. Nossa região sofre há anos com a questão das chuvas, até porque tem uma geografia que lembra muito alguns bairros aqui de Salvador. Percebemos que a tecnologia da geomanta poderia solucionar muitos dos nossos problemas”, declarou Gusmão.

*Balanço* – Até o momento, 236 áreas de risco da cidade foram protegidas pelas geomantas. Outras 120 localidades receberam a contenção de encosta através da técnica de solo grampeado e cortina atirantada. Somente na proteção de áreas de risco foram investidos mais de R$400 milhões.

Foto: Betto Jr./Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *