28 de março de 2024
  • :
  • :

“Bahia no Clima” vai apoiar 10 municípios na adaptação às mudanças climáticas

“Bahia no Clima” vai apoiar 10 municípios na adaptação às mudanças climáticas

Alertando sobre os riscos climáticos aos quais o Estado está exposto, o “Bahia no Clima: Preparando os Municípios” selecionou 10 cidades baianas interessadas em uma imersão nas questões graves do aquecimento global e nas melhores soluções para superar os desafios atuais e futuros. O projeto, que tem patrocínio da Bahiagás, será iniciado nesta sexta-feira, 15 de julho, às 10h, com palestra inaugural ministrada pelo Doutor em Geografia Jémison Mattos, que falará sobre “Humanidade Em Crise: Introdução Às Mudanças Climáticas”. A palestra será aberta ao público, com transmissão pelo YouTube.

Coordenado por Virgílio Machado, pesquisador em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental (UFBA), e Leticia Moura, mestre pela UFBA em Engenharia Industrial com foco em Tecnologias Limpas, o programa colocará em pauta os efeitos das mudanças climáticas, envolvendo o poder público, a sociedade e a iniciativa privada, através de seminários de formação e educação climática com diversos especialistas no tema e nos subtemas.

A programação segue até outubro nas localidades selecionadas – Barra da Estiva, São Francisco do Conde, Aracatu, Iramaia, Camaçari, São Sebastião do Passé, Ilhéus, Itabuna, Conde e Itaberaba – e pode ser acompanhada pelo cidadão interessado, que pode se atualizar de mais detalhes no Grupo de WhatsApp do projeto.

“A programação foi montada de forma que os dados científicos apoiem a tomada de decisão e a reflexão se insira na sociedade, para que a mesma apoie e cobre políticas públicas. A intenção é que o projeto seja um passo importante para os municípios iniciarem os seus planos e ações estratégicos de mitigação e adaptação às mudanças do clima”, destaca Leticia.

“A inscrição de tantos municípios baianos nos deixa otimistas de que isso pode sinalizar que há preocupação entre os gestores e entre a própria população, uma vez que tivemos bastante apoio voluntário no compartilhamento da divulgação do projeto”, comenta Virgílio.

A programação do projeto – que certificará os 10 municípios e os participantes que cumprirem toda a jornada – contempla ainda um evento dedicado a cada município, com dados locais relevantes e que apoiem uma visão sobre as ameaças e vulnerabilidades dos dez territórios em termos de risco climático.

O Bahia no Clima conta com parceria da TAOCA Cultura Ambiental, do Fórum Clima Salvador e patrocínio da BahiaGás e Governo do Estado da Bahia.

Foto: Divulgação/Ascom




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *