15 de agosto de 2022
  • :
  • :

Pelourinho tem Festival de Forró nesta sexta no Largo Tereza Batista

Pelourinho tem Festival de Forró nesta sexta no Largo Tereza Batista

Com entrada gratuita, o Festival de Forró Tradicional da Bahia promove um resgate à cultura musical tradicional nordestina e exalta a importância dos forrozeiros de todo estado com apresentações de cantores e sanfoneiros nesta sexta-feira (15), às 19h30, no Largo Tereza Batista, Pelourinho.

A primeira edição do evento, produzida pela Associação Asa Branca dos Forrozeiros da Bahia, propõe preservar a tradição do forró pé de serra e possibilitar o intercâmbio da musicalidade e da cultura nordestina entre o público.O projeto tem o objetivo de gerar renda para músicos, cantores e produtores do forró tradicional além de fomentar o turismo, como segmento importante da economia do estado, e fortalecer a imagem da Bahia como destino turístico. O projeto conta com patrocínio da Bahiagás.

De acordo com a presidente da associação, Marizete Nascimento, “a Asa Branca existe para unir forças aos forrozeiros da Bahia na luta pela manutenção do forró tradicional com fomento e buscas de oportunidades para que artistas possam expressar sua arte”.

A programação contará com apresentações de Zé Costa, Neto de Procópio e Orquestra Sanfônica de Forró.

O forró, como estilo musical, é popularmente relacionado ao xote, xaxado e o baião, que possuem como base instrumental sanfona, triângulo e zabumba. O surgimento do ritmo está associado ao “forrobodó”, uma das festas mais populares no século 19 no Nordeste brasileiro.

Em 2021, o forró foi reconhecido como patrimônio imaterial pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Atualmente, o forró é apreciado em todo o Brasil e é celebrado no dia 13 de dezembro, data de nascimento do sanfoneiro Luiz Gonzaga, ícone da cultura nordestina.

Foto: Divulgação/Ascom




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *