20 de abril de 2024
  • :
  • :

Casa do Rio Vermelho celebra aniversário de Zélia Gattai no mês de julho

Casa do Rio Vermelho celebra aniversário de Zélia Gattai no mês de julho

A escritora Zélia Gattai completaria 106 anos no último dia 2 de julho e para celebrar o aniversário, a Casa do Rio Vermelho, na Rua Alagoinhas, 33, preparou uma programação especial que se estende até o próximo dia 31. Quem visitar o museu no período poderá conhecer a exposição “Zélia Multitalentosa”.

No local estão exibidos, tanto na biblioteca do espaço quanto na sala “Companheira, Graças a Deus”, os originais das obras de autoria de Zélia, além de fotografias, a mesa de trabalho com os óculos, a máquina de escrever, a caixa de costura e outros objetos pessoais da escritora.

Já nos dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de julho, acontece a ação “Pintando o 7 na Casa”, que convida crianças para colorir os desenhos criados pelo professor Luiz Mário e pelos alunos da Escola de Belas Artes, que tematizam os livros infantis, bem como as personalidades do casal Zélia Gattai e Jorge Amado. Fechando a grade da programação, a Camerata da OSBA se apresenta às 11h do próximo dia 29.

“A literatura memorialística de Zélia tem a importância de registrar o panorama político do século XX, o desenvolvimento industrial do país, a difusão do automóvel, do cinema, dentre outras transformações do período. Além disso, desde que Zélia se mudou para Salvador na década de 1960, ela e Jorge (Amado) eram grandes agitadores culturais”, realçou Maria João Amado, gestora da Casa do Rio Vermelho e sobrinha de Zélia Gattai.

O equipamento, que é vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) da Prefeitura de Salvador, funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h – com entrada até as 17h. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia). Moradores da capital baiana que apresentarem o comprovante de residência pagam meia todos os dias. Às quartas-feiras, a entrada é gratuita.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *