25 de abril de 2024
  • :
  • :

Geomanta garante segurança para comunidade em Pero Vaz

Geomanta garante segurança para comunidade em Pero Vaz

Cerca de 200 famílias residentes na Rua Virgílio Gonçalves, no bairro do Pero Vaz, começaram a ter dias mais tranquilos e viram aumentar a sensação de segurança, a partir da aplicação de mais uma geomanta pela Prefeitura, através da Defesa Civil de Salvador (Codesal). A entrega do equipamento ocorreu nesta terça-feira (19), com as presenças do prefeito Bruno Reis e do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, demais gestores municipais e lideranças comunitárias.

Foram R$160 mil gastos para proteger 840 m² de área, realizando assim o sonho de moradoras da enfermeira Luzineide Alves, de 46 anos. “Era impossível dormir quando chovia, devido à altura da encosta. E, a partir do momento em que começaram a construir na parte de cima, aconteceu tudo de forma desordenada, causando muito risco para quem mora aqui na parte de baixo. Agora, está tudo mais tranquilo”.

Durante a entrega do equipamento, o prefeito lembrou que a atuação da gestão municipal na prevenção dos problemas relacionados à chuva é constante. “Cada vez mais as mudanças climáticas afetam as cidades e os gestores precisam estar atentos. Por isso, cada ano investimos mais em manutenção. Ainda este ano, 244 áreas serão protegidas por geomantas. Até o fim do ano, 400 áreas de Salvador serão protegidas por geomantas ou obras de contenção”, afirmou Bruno Reis.

Nos últimos dois anos, foram entregues 226 geomantas. Atualmente a Prefeitura conta com 11 localidades com obras autorizadas e cinco em fase final de execução.

*Monitoramento* – De acordo com o diretor-geral da Codesal, a pasta monitora 18 mil m² de áreas de risco, através das equipes de prevenção. “Isso ocorre a partir de avaliação, conforme vamos recebendo as demandas da população por meio do número 199, além das vistorias de rotina. Então, conforme o diagnóstico realizado, as equipes atuam nos locais de maior demanda, identificando as localidades que mais necessitam da aplicação da tecnologia. De acordo com a qualificação de risco são feitas as autorizações de orçamento e a consequente aplicação da geomanta, que também ocorre por demanda de lideranças, por exemplo. Com as intervenções, as famílias podem viver com mais tranquilidade”, destaca Macedo.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *