26 de abril de 2024
  • :
  • :

Parceria entre Senar Bahia e Ufba vai impulsionar o setor agropecuário baiano

Parceria entre Senar Bahia e Ufba vai impulsionar o setor agropecuário baiano

Com o intuito de propagar a pesquisa e impulsionar o conhecimento entre a comunidade acadêmica, o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar Bahia) – entidade referência em educação voltada para o campo – assinou, na noite desta segunda-feira (18), um convênio com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), através da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMEVZ). A cerimônia que celebrou a parceria ocorreu no campus de ondina, reunindo docentes, discentes e representantes do setor agropecuário no Estado.

O ato marcou, ainda, o ingresso de 10 universitários no programa de estágio do Senar, cujo objetivo é aliar a teoria da sala de aula com a prática do campo. Os estudantes vão poder conciliar as aulas com os atendimentos em propriedades rurais, prestando Assistência Técnica e Gerencial a pequenos, médios e grandes produtores rurais de diferentes cadeias agroprodutivas do Estado.

“A Bahia é um estado com comprovada vocação agropecuária, e esta parceria entre duas instituições de excelência vem coroar ainda mais esse segmento que só cresce, literalmente colocando em campo profissionais ainda mais qualificados. O que faz o agronegócio ser essa potência que é hoje são os investimentos em pesquisa, tecnologia e pessoas, tudo que encontramos na universidade. Tenho certeza que essa parceria terá vida longa e resultados positivos para o segmento e para toda sociedade”, observou o presidente do Senar Bahia, Humberto Miranda.

O diretor da EMEVZ-Ufba, professor Rodrigo Bittencourt, destacou a importância da aproximação entre a academia e o setor produtivo. “É inadmissível termos pessoas em situação de insegurança alimentar, sendo o Brasil o maior produtor de alimentos do mundo. Para mudar esse cenário, precisamos desmistificar muita coisa. Vejo nessa aproximação uma oportunidade de impactar positivamente a ideia do que é a agricultura e a pecuária nacional”, enfatizou.

Processo Seletivo – Dez alunos, entre os mais de 50 inscritos, foram classificados na seleção em duas etapas: prova de conhecimentos específicos e entrevista. Os aprovados iniciam o estágio no próximo dia 1 de agosto, com duração de 12 meses, podendo ser renovado por período igual.

“Eles estudarão sobre as principais cadeias produtivas, além da parte gerencial (carro chefe do Senar) e viabilidade econômica. Os estagiários aprenderão como gerenciar uma propriedade e calcular custo de produção. Outra grande vantagem é poder acompanhar junto à Faeb, entidade que representa o setor produtivo no estado. Isso vai agregar valor e conhecimento a esses futuros profissionais, pois eles terão contato direto e em primeira mão com as mudanças que vêm do campo”, pontuou o gerente de assistência técnica e gerencial do Senar Bahia, Gabriel Menezes.

Aprovada em primeiro lugar no programa de estágio, a estudante de Medicina Veterinária Marciara Cardoso elogiou o processo que levou em conta a meritocracia. “Foi um processo sério, transparente e justo, onde o que mais pesou foi o conhecimento. Isso vai contribuir muito com a nossa formação profissional, mas também com a nossa formação enquanto pessoas éticas e comprometidas. Em meu nome e de todos os colegas digo que estamos ansiosos para iniciar o aprendizado junto ao Senar, que é referência na área”.

O professor Antônio Lisboa Filho, que presidiu a Comissão do Processo Seletivo EMEVZ/SENAR, destacou que a parceria é uma via de mão dupla no quesito qualidade. “O Senar é referência no que faz e hoje leva para o seu corpo alunos que têm o selo de qualidade da nossa escola, sem dúvida a melhor da Bahia”, observou.

Também participaram da cerimônia de assinatura do convênio o coordenador geral das Fazendas da Ufba, professor Ricardo Diniz; os superintendentes titular e ajunto do Senar Bahia, Carine Magalhães e Edmundo Neto, respectivamente; Deborah Leite, coordenadora de Recursos Humanos do Senar Bahia; o coordenador de programas do Senar Bahia, Felipe Cabral; o assessor da presidência da Faeb, Adauto Liberato, além do corpo técnico da Universidade.

Foto: Divulgação/Ascom Faeb/Senar




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *