28 de março de 2024
  • :
  • :

Sesab confirma 1º caso de varíola dos macacos no interior da Bahia

Sesab confirma 1º caso de varíola dos macacos no interior da Bahia

O primeiro caso no interior da Bahia da varíola dos macacos foi confirmado pela Secretaria de Saúde da Bahia nesta terça-feira (26). A notificação foi do município de Ilhéus. Com este novo registro, o estado soma seis casos.

O paciente tem histórico de viagem para Europa. A Sesab não deu mais informações sobre o paciente.

Outros 31 casos suspeitos da doença causada pelo vírus Monkeypox estão sendo investigados. São notificações dos municípios de Barra (01), Ibicaraí (02), Laje (01), Mutuípe (03), Porto Seguro (01), Salvador (15), Santa Cruz Cabrália (01), Santo Antônio de Jesus (03), São Miguel das Matas (01) e Vitória da Conquista (03). Em todos os casos, as medidas sanitárias de monitoramento dos contactantes próximos, bem como isolamento foram adotadas, segundo a pasta.

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *