26 de abril de 2024
  • :
  • :

Braskem abre inscrições para 68 vagas de estágio na Bahia

Braskem abre inscrições para 68 vagas de estágio na Bahia

Empenhada em promover um ambiente de trabalho cada vez mais diversificado e inclusivo, a Braskem dá início ao processo de inscrições para seu Programa de Estágio 2023.

São oferecidas mais de 370 vagas, das quais 68 para a Bahia, sendo 51 de nível superior e 17 para curso técnico. Os interessados podem se inscrever entre 15 de agosto e 12 de setembro pelo site www.braskem.com.br/carreira.

O objetivo é reforçar os valores da empresa e atrair o público universitário e técnico com ênfase na contratação de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência. A meta para o estágio universitário é contratar 50% do total de candidatos do gênero feminino, 45% de pessoas negras e 5% de pessoas com deficiência. Já para o estágio técnico, a meta é contratar 50% de mulheres e 45% de pessoas negras.

Na Bahia, 57 vagas são para trabalhar em Camaçari e 11 para Salvador. Também há oportunidades para São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Alagoas. O Programa de Estágio da Braskem tem duração de um a dois anos, com início a partir de janeiro de 2023.

“Na Braskem, o programa de estágio é muito valorizado, e os estagiários têm um papel fundamental nas áreas em que atuam. Enquanto empregadores, nós assumimos o compromisso de potencializar o desenvolvimento de grupos minorizados, que historicamente foram privados de oportunidades e acessos”, explica Camila Fossati, Diretora de Desenvolvimento Organizacional da companhia.

As vagas são para estudantes de nível universitário que estejam cursando a partir do segundo ano de graduação nos mais diversos cursos superiores. Já os estudantes de nível técnico precisam ter, no mínimo, um ano de vínculo com a instituição de ensino nos cursos de Química, Plásticos, Mecânica, Automação, Eletrônica, Eletroeletrônica, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Petroquímica. Os interessados devem ter disponibilidade para estagiar de 30 a 40 horas semanais.

Jornada preta
Para atingir as metas propostas, a Braskem aposta na Jornada Preta, um formato que busca ampliar a experiência do público negro, de maneira a impulsionar e potencializar o ingresso de pessoas universitárias negras no mercado de trabalho e aumentar a sua representatividade dentro da Braskem. A iniciativa acontecerá em uma plataforma imersiva da Bettha, startup do Grupo Companhia de Talentos, onde o candidato trilha um caminho com vídeos e podcasts e acessa o canal para realizar as inscrições para o Programa de Estágio Braskem.

A plataforma também possibilita interações em um fórum gerenciado por um administrador da Bettha, para engajar as pessoas em determinados assuntos e fazer a mediação de discussões. A plataforma passa operar a partir de 22 de agosto, com conteúdo exclusivo e gratuito que estará disponível durante todo o período de inscrições. A trilha de podcasts sobre carreira e protagonismo dentro do ambiente de trabalho, por exemplo, é uma ótima oportunidade de aprender sobre como se preparar para entrevistas e questões raciais no mundo corporativo.

Na edição anterior, o Programa de Estágio Braskem contou com mais de 29 mil inscrições. Deste total, foram contratadas 273 pessoas, de nível universitário e técnico, de diferentes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Sul. Na Bahia, especificamente, foram 55 contratações.
Em relação ao estágio universitário, os resultados alcançados foram significativos, sendo 40% dos contratados pessoas negras, 54% mulheres, 55% pessoas de baixa renda e 12,5% pessoas com mais de 28 anos.

Por meio de um processo piloto exclusivo, ainda foram contratadas pessoas com deficiência física, auditiva, de fala, visual e intelectual, que representaram 6% do total. Estas pessoas contaram com capacitações, ambientações e acompanhamento em seu processo de onboarding na Braskem. Já no estágio técnico, foram contratadas 53% de mulheres, 39% de pessoas negras e 13,6% pessoas com mais de 28 anos.

A campanha de divulgação do Programa de Estágio 2023 da Braskem, nas redes sociais e mídias tradicionais, vai apresentar as vivências de estagiários que ingressaram na empresa nos programas anteriores, com depoimentos e histórias que vão inspirar os novos candidatos a participar desta jornada.

Foto: Divulgação/Ascom




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *