22 de julho de 2024
  • :
  • :

Programa Farmácia Popular passa a contar com cinco novos medicamentos

Programa Farmácia Popular passa a contar com cinco novos medicamentos

O programa Farmácia Popular é uma importante alternativa para facilitar o acesso da população a diversos medicamentos, melhorando dessa forma a adesão ao tratamento médico. Segundo o Governo Federal, o benefício atende mais de 20 milhões de brasileiros, em mais de 30 mil farmácias credenciadas, distribuídas em 4.397 municípios. Entre 2018 e junho de 2022, já foram distribuídos mais de 21,5 milhões de medicamentos para a população brasileira. A iniciativa passou por reformulações nos últimos meses e o Grupo DPSP, união das bandeiras Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, oferece essas novidades para os seus clientes.

A mais recente delas é a inclusão de cinco novos medicamentos na lista, sendo quatro para hipertensão arterial com distribuição 100% gratuita e um medicamento de co-pagamento para “diabetes melitus”, associada a doença cardiovascular, para pacientes a partir dos 65 anos. Todos eles já estão disponíveis nas lojas da companhia credenciadas ao programa e espalhadas pelo país. Para a retirada de um item,o beneficiário deve comparecer a um estabelecimento credenciado e identificado pela adesivo com a logomarca do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), apresentando a receita médica dentro do prazo de validade, documento oficial com foto ou documento de identidade, que contenham o número do CPF.

Os itens são direcionados ao controle de doenças cardiovasculares, diabetes e insuficiência cardíaca, patologias que mais tem acometido a população. Com essa iniciativa, estima-se que cerca de 2,7 milhões de pessoas serão beneficiadas com os medicamentos. São eles: Besilato de Anlodipino 5 mg; Succinato de Metoprolol 25 mg; Espironolactona 25 mg; Furosemida 40 mg e Dapagliflozina 10 mg.

“O programa Farmácia Popular possui grande importância para a adesão e manutenção de cuidados com a saúde da população e como uma das maiores redes com filiais credenciadas ao programa, é nosso papel reforçar junto aos clientes a inclusão desses novos medicamentos, contribuindo para a não interrupção de tratamentos. Nossas equipes estão empenhadas para orientar e oferecer todo suporte necessário para que os clientes tenham acesso a mais este benefício” ressalta Alexandre Pereira, diretor de Medicamentos do Grupo DPSP.

Vale ressaltar que as regras para a participação do programa, que tinham sido flexibilizadas por conta da pandemia da Covid-19, também foram atualizadas. Vale ficar atento, são elas: a volta do período de 30 (trinta) dias de tratamento para dispensação do medicamento; retorno da validade de 180 (cento e oitenta) dias para a prescrição médica; e a retirada de medicamentos por terceiros apenas com procurações públicas ou particulares com reconhecimento de firma em Cartório, onde um responsável é nomeado para a ação, caso o paciente não consiga comparecer fisicamente na loja.

Caso haja alguma dúvida, o paciente deve procurar uma unidade da Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, com a identificação “Aqui Tem Farmácia Popular”, para conversar e receber orientações dos profissionais farmacêuticos, que estão qualificados para auxiliar nos cuidados diários com a saúde, além de contribuírem com esclarecimentos para adesão e continuidade no tratamento de saúde.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *